Teoria e Metodologia do Treino - Jovens
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
22 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
3 |
21 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimento e competências sobre a organização e direção da prática desportiva durante o processo de formação de jovens desportistas.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolver competências de reflexão critica sobre a prática e de problematização e concepção de desenho de
estudos aplicados ao treino
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Preparação desportiva de longo prazo:
1.1 A participação de crianças e jovens no desporto;
1.2. O modelo de preparação para o alto rendimento;
1.3. A participação competitiva de crianças e jovens;
2. Metodologia do treino das capacidades motoras:
2.1. Força;
2.2. Velocidade
3.3. Agilidade;
3.4. Resistência;
3.5.Flexibilidade.
3. Recrutamento e seleção nas etapas de formação desportiva:
3.1. Talento desportivo: conceito teórico e conceitos operacionais;
3.2. A predição da capacidade de prestação desportiva
e os limites da seleção;
3.3. Os instrumentos de seleção: critérios e normativas de seleção
3.4. Etapas de seleção
3.5. A promoção de talentos
Bibliografia Obrigatória
Paul Ford , Mark De Ste Croix , Rhodri Lloyd , Rob Meyers , Marjan Moosavi , Jon Oliver , Kevin Till & Craig Williams; The Long-Term Athlete Development model: Physiological evidence and application, Journal of Sports Sciences, 29:4, 389-402, 2011
Rhodri S. Lloyd, Jon L. Oliver, Avery D. Faigenbaum, Rick Howard, Mark B. A. De Ste Croix, Craig A. Williams, Thomas M. Best, Brent A. Alvar, Lyle J. Micheli, D. Phillip Thomas, Disa L. Hatfield, John B. Cronin, Gregory D. Myer; Long-term athletic development- part 1: a pathway for all youth, J Strength Cond Res 29(5):1439-50., 2015
Bergeron MF, Mountjoy M, Armstrong N, Chia M, Côté J, Emery CA, Faigenbaum A, Hall G Jr, Kriemler S, Léglise M, Malina RM, Pensgaard AM, Sanchez A, Soligard T, Sundgot-Borgen J, van Mechelen W, Weissensteiner JR, Engebretsen L.; International Olympic Committee consensus statement on youth athletic development, Br J Sports Med. 49(13):843-51, 2015
Faigenbaum Avery D.;
Youth strength training. ISBN: 978-0-7360-6792-8
Mujika Inigo 340;
Endurance training. ISBN: 978-84-939970-0-7
Gamble Paul;
Training for sports speed and agility. ISBN: 978-0-415-59126-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas magistrais e teórico-práticas para apresentação, análise e discussão de artigos científicos e resolução de problemas a partir de cenários de treino. A componente teórica poderá ocorrer parcialmente por meios telemáticos, de forma síncrona.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
59,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
1,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas previstas mais aprovação em exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Obtenção de classificação de 10/20 valores no exame final.
Melhoria de classificação
Através de prova de recurso (exame escrito).