Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
28 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
4 |
27 |
108 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora está pensada, essencialmente, para ser food for thought em termos do vasto entendimento de matérias associadas ao crescimento físico, maturação biológica, desempenho motor, aprendizagem e controlo motor de crianças e jovens em contexto desportivo. Neste sentido, a visão a apresentar aos estudantes será essencialmente integrada, pelo que se espera que tenham um conhecimento básico atualizado das unidades curriculares de Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora lecionada nos anos da formação inicial (atualmente designada por licenciatura). As matérias abordadas percorrerão assuntos fundamentais do Desempenho Motor analisado nos contextos e constrangimentos do Crescimento, da Aprendizagem e do Controlo Motor, do Atleta Infanto-Juvenil, e das grandes correntes interpretativas da enorme variabilidade encontrada na informação disponível.
Objetivos:
- Apresentar aspetos importantes da Auxologia, Maturação Biológica e do Desempenho Motor a partir de delineamentos transversais e longitudinais. Esta visão está centrada na vasta produção científica de vultos maiores de que destacamos James Tanner, Robert Malina e Gaston Beunen.
- Entender, melhor, o quadro de forte interatividade das diferentes matérias em estudo, a partir de exemplos de pesquisas realizadas nos Laboratórios de Cineantropometria e de Aprendizagem Motora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
- Compreender a Aprendizagem Motora como um complexo processo de aquisição de habilidades motoras e desportivo-motoras alicerçado na interação entre o sujeito, a tarefa e o contexto.
- Analisar, à luz da teoria dos Sistemas Dinâmicos e da Teoria da Informação, e considerando as diferenças individuais, alguns fatores da Aprendizagem e Controlo Motor determinantes para o desempenho do Atleta Infanto-Juvenil, nomeadamente a instrução e demonstração, o tipo de prática, a interferência contextual, a transferência interlateral da aprendizagem, a lateralidade e o feedback.
- Desenvolver competências de leitura, interpretação e apresentação de documentos fundamentais da literatura escritos em língua inglesa, i.e., artigos empíricos, de revisão sistemática e meta-análise, em cada um dos grandes domínios de estudo.
- Desenvolver competências na organização crítica da informação disponível, principalmente em inglês, num domínio associado a interesses de cada aluno, a que se adiciona a escrita de um documento brevíssimo de síntese da literatura.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objectivos na medida em que habilitam os estudantes a compreender e a avaliar os parâmetros do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora e a considera-los domínios complementares do comportamento motor humano. Partindo de uma fundamentação teórica sobre as questões do crescimento, maturação, desenvolvimento, aprendizagem e controlo motor, direcionadas em especial para o atleta infanto-juvenil, existe a preocupação de desenvolver nos estudantes um espírito crítico e uma atitude reflexiva face aos conteúdos teóricos aprendidos. Pretende-se ainda dotar os estudantes de competências para a aplicação, no terreno, de alguns instrumentos de avaliação do crescimento, maturação, desenvolvimento e aptidão motora. Os conteúdos envolvem ainda a apresentação de algumas técnicas estatísticas no sentido de possibilitar aos estudantes o tratamento dos seus resultados, permitindo-lhes uma análise crítica na comparação com o corpo teórico de conhecimentos adquirido.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Crescimento físico
- Maturação biológica
- Desempenho motor
- Estabilidade do crescimento físico e do desempenho motor
- Atleta infanto-juvenil
- Prontidão e treinabilidade – considerações auxológicas
- Fundamentos teóricos da Aprendizagem e Controlo Motor
- Comportamento Motor, Controlo e Aprendizagem no atleta-infanto-juvenil
- Transferência da aprendizagem em ações motoras
- Coordenação motora e perturbações no seu desenvolvimento
- Lateralidade e assimetrias funcionais no comportamento motor
Bibliografia Obrigatória
Bouchard C, Malina R, Pérusse L ; Genetics of fitness and physical activity, Human Kinetics, 1997
Clark J, Oliveira M; Motor behavior as a scientific field: A view from the start of the 21st century, Brazilian Journal of Motor Behavior, 2006 (1(1) 1-19)
Haywood K; Lifelong motor development, Human Kinetics, 2006 (2ª Edição)
Magill Richard A.;
Motor learning and control. ISBN: 978-0-07-110697-9
Malina Robert M.;
Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-88011-882-2
Schmidt Richard;
Motor learning and performance. ISBN: 0-88011-500-9
Utley Andrea;
Motor control, learning and development. ISBN: 978-0-415-39139-9
Vasconcelos Olga 070;
Laterality, developmental coordination disorders and posture
Rodrigues Luís Paulo 340;
Estudos em desenvolvimento motor da criança II. ISBN: 978-989-95980-3-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas terão um triplo formato. Em primeiro lugar haverá lugar à apresentação, por cada um dos docentes, de um conjunto variado de temas. Esta parte da aula pretende rever a essência de cada tema, as suas metodologias fundamentais, as grandes linhas de resultados e principais conclusões. Em segundo lugar é esperado dos mestrandos, a apresentação de dúvidas, esclarecimento e debate acerca de um conjunto de documentos associados a cada um dos grandes temas das aulas. Esta parte da aula, de grande importância, exige que os estudantes tenham lido seriamente o material, mormente os artigos científicos referenciados no programa desta unidade curricular. Espera-se, também, que apresentem publicamente (em grupos de 2 a 3) um dos temas sugeridos pelos docentes. Em terceiro lugar, haverá um espaço de apresentação de projetos de investigação em curso.
Avaliação
A avaliação final é função de dois tipos de tarefas cada uma pontuada numa escala de zero a vinte valores. A primeira corresponde a um exame final, escrito, de toda a matéria sumariada, numa data a ser apresentada aos estudantes. A segunda corresponde à apresentação, em grupos, de temas referidos pelos docentes e expressos neste programa.
As três tarefas são pontuadas numa escala de zero a vinte valores. A nota final é distribuída do seguinte modo: exame escrito (70%) + apresentação do tema (20%) + participação nas aulas (10%). Contudo, em nenhuma das tarefas a nota deve ser inferior a dez valores. Se tal acontecer, o(a) estudante(a) deverá prestar novas provas na(s) tarefa(s) em causa.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Estudo autónomo |
78,00 |
Frequência das aulas |
15,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponderá à média aritmética ponderada das notas de cada componente da avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que prevejam não assegurar a presença a, pelo menos, 75% das aulas lecionadas (estudantes com estatutos especiais, e.g., trabalhadores-estudantes, atletas de alta competição) deverão contactar a regente da unidade curricular no prazo máximo de duas semanas após a lecionação da primeira aula teórica, para que seja possível definir um plano alternativo de formação e avaliação à unidade curricular.
Se após essas duas semanas o contacto não ocorrer, o estudante será considerado como estudante regular.
Melhoria de classificação
Apenas no exame final.