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Biomecânica do Desporto - Jovens

Código: TD21     Sigla: TD21

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 24 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 2 14 54

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,80
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,80
Filipa Manuel Alves Machado de Sousa 0,90
Leandro José Rodrigues Machado 0,90

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para a utilização dos conceitos, dos métodos e da instrumentação biomecânica avançada na avaliação e investigação científica com foco nas respetivas modalidades desportivas de interesse.

Os estudante conhecerão os fundamentos e serão capazes de perspetivar problemas biomecânicos e de estruturar a resposta mais adequada para os mesmos, envolvendo sistemas avançados de avaliação cinemétrica (imagiológica e não imagiológica), antropométrica, dinamométrica, electromiográfica e termográfica.

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com os objetivos da unidade curricular, os conteúdos programáticos foram organizados de forma a começar por definir epistemologicamente a Biomecânica e retomar os seus fundamentos. Ao fazê-lo torna-se claro para os estudantes a importância destes conteúdos para o entendimento do treino (aperfeiçoamento, correção, otimização) do gesto mecanicamente mais adequado e menos lesivo e para a a perspetivação da respetiva avaliação (da qualidade da técnica) recorrendo a métodos avançados.

A ênfase colocada na avaliação biomecânica objetiva (de base instrumental e vocação laboratorial) reforça a coerência entre os objetivos da formação, programa e resultados de aprendizagem e perspetiva o exercício profissional futuro em base tecnológica avançada e, por isso, com menor espaço à arbitrariedade, como se perspetiva que seja determinante para o desporto de alto rendimento de hoje e de amanhã.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conteúdos de matemática e física elementares para o conhecimento e intervenção biomecânicos obtidos na graduação (1º Ciclo).
Conhecimento das ferramentas simples de análise biomecânica lecionadas na graduação (1º Ciclo).

Programa

1. Enquadramento epistemológico da biomecânica: definição e conceitos
2. A importância da biomecânica na estrutura conceptual do treinador. Biomecânica e bioenergética: disponibilização e utilização de energia - biofísica do desporto
3. A importância da Biomecânica nas diferentes modalidades desportivas
3.1. Ciclicas e fechadas

3.2. Acíclicas e abertas

4. O Biomecânico nas equipas técnicas pluridisciplinares em treino desportivo
5. Introdução à avaliação e investigação em Biomecânica recorrendo a métodos avançados
        5.1. Princípios fundamentais da Mecânica
            5.1.1. Mecânica Linear
            5.1.2. Mecânica Angular
        5.2. Métodos em avaliação biomecânica e aplicações
            5.2.1. Cinemetria
                5.2.1.1.Cinemetria de luz
                5.2.1.2. Cinemetria inercial
                5.2.1.3. Outras soluções cinemétricas
            5.2.2. Dinamometria
                5.2.2.1. Células de carga
                5.2.2.2. Plataformas de forças
                5.2.2.3. Transdutores de pressão
                5.2.2.4. Dinamómetros dedicados
                5.2.2.5. Customização dinamométrica
            5.2.3. Eletromiografia
                5.2.3.1. EMG intrusiva
                5.2.3.2. EMG de superfície
                5.2.3.3. dEMG
            5.2.4. Antropometria Biomecânica
                5.2.4.1. Características dimensionais
                5.2.4.2. Propriedades inerciais
            5.2.5. Termografia em biomecânica
6. Preparação das Unidades Curriculares de Biomecânica do segundo semestre

Bibliografia Obrigatória

Robertson, G.; Caldwell, G.; Hamill, J.; Kamen, G.; Whittles; Research Methods in Biomechanics-2nd Edition, HKP, 2014. ISBN: 9780736093408
Roger Bartlet; Introduction to sports biomechanics. ISBN: 0-419-20840-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico/expositivo (presencial e a distância) intercalado com a resolução de problemas decorrentes da experiência para a aplicação dos conceitos teóricos, com interpretação dos resultados obtidos.
Realização de trabalhos pelos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Média do trabalho escrito e do de projeto

Provas e trabalhos especiais

Estudantes em condições especiais de frequência da Unidade Curricular, como Estudantes Trabalhadores, por exemplo, que não possam assistir às aulas, deverão realizar trabalho escrito complementar acerca dos conteúdos da Unidade Curricular, cuja classificação fará média com os trabalhos de avaliação comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

Apresentação de novos trabalhos
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