Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Natação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
6 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos factores de rendimento (fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e outros).
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes serão capazes de definir o estado da arte em cada um dos domínios, assim como de identificar linhas de investigação destas áreas científicas, bem como os problemas de pesquisa, os instrumentos de recolha e de análise de dados e os procedimentos de validação dos instrumentos e de fiabilidade dos dados recolhidos. Importa que sejam capazes de perspectivar novos problemas de pesquisa plasmados num projecto de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Factores de rendimento em natação
1.1. Fisiológicos
1.2. Biomecânicos
1.3. Psicológicos
1.4. Outros
2. Estado da arte no treino dos factores de rendimento em natação
2.1. Planeamento a longo prazo – plano de carreira, evolução da carga de treino, crescimento e maturação
2.2. Planeamento a médio prazo – planos quadrianuais e anuais, plano de macrociclo
2.3. Planeamento de curto prazo – planos de mesociclo e de microciclo
2.4. Planeamento da unidade e do exercício de treino
3. Gestão desportiva de uma equipa de natação
3.1. Organização
3.2. Dinâmica de grupo e afiliação
3.3. Dinâmica competitiva
4. Investigação científica em natação
4.1. Estado da arte
4.2. Perspectivas futuras
Bibliografia Obrigatória
Ernest W. Maglischo;
Swimming even faster. ISBN: 1-55934-036-3
David L. Costill;
Swimming. ISBN: 0-632-03027-5
Didier Chollet;
Nager un crawl performant. ISBN: 978-285180-887-5
Fernando Navarro Valdivielso;
Planificacion y control del entrenamiento en natacion. ISBN: 84-8013-330-9
Ricardo J. Fernandes;
The^science of swimming and aquatic activities. ISBN: 978-1-53614-028-6
J. Paulo Vilas-Boas;
Forces in the water
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, com apresentação e discussão de conteúdos suportados na investigação científica e provindos da prática sediada no treino de alto rendimento em natação; trabalho autónomo e tutorado dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas dadas. Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cálculo da Classificação Final: 20% para a participação presencial em atividades formativas e 80% para o trabalho escrito.
Melhoria de classificação
Em época de exames de recurso.