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Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Basquetebol

Código: TD16 - Bas     Sigla: TD16 - Bas

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 3 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
Eduardo Evaristo Guimarães 8,12

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.

  2. Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.

  3. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.

  4. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Atendendo aos objetivos apontados que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.

A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige ainda o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A disciplina de Metodologia de Desporto funciona num regime onde se privilegia a atividade de treinador de alto rendimento de Basquetebol. Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução.

1. O Treinador: formação e campo profissional.
2. Modelos de desenvolvimento desportivo orientados para o alto rendimento, em Basquetebol.
3. O Processo de Deteção e seleção de talentos no Basquetebol.
4. A Formação em Basquetebol.
5. Desenvolvimento da carreira do atleta de alto nível em Basquetebol.
6. Tendências da evolução do jogo de mais alto nível e modelos de preparação em Basquetebol.
7. Análise de sistemas de ataque e de defesa.
8. A preparação física em Basquetebol.

Temas complementares

a. Equipas de trabalho multidisciplinares no treino de alto rendimento desportivo em Basquetebol.
b. Análise do jogo a partir das estatísticas individuais e da equipa (Scouting).
c. Tendencias evolutivas do Basquetebol em Portugal
d. Coordenação entre Seleções Nacionais e as equipas de basquetebol
e. Particularidades do campo de intervenção do Treinador
       (i) Como controlar situações de insucesso em jovens atletas
       (ii) Relacionamento entre os treinadores e os pais dos atletas
       (iii) Dropouts no basquetebol

Bibliografia Obrigatória

KNIGHT, B.; NEWELL, P. ; Basketball Vol. 1. , Graessler-Mercer Comp., Seymour, IN.
Oliver Dean; Basketball on paper. ISBN: 1-57488-687-8 1-57488-688-6
IPDJ; Programa Nacional de Formação de Treinadores, Referenciais de Formação Específica - Basquetebol, 2017 (http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=121&idMenu=53)
Matthew Robinson; Sport club management , Human Kinetics, 2010
Elferink-Gemser, Marije T; Kannekens, Rianne; Huijgen, Barbara; Tromp, Yvonne; Jonker, Laura; Toering, Tynke; Visscher, Chris Publicado por; Reading and writing the game: tactical skills in team sports , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016
Istvan Balyi; Sport System Building and Long-term Athlete Development in British Columbia, Canada: SportsMed BC, 2001
Morgan Wootten; Coaching basketball successfully. ISBN: 978-0-7360-4790-6
Rainer Martens; Successful coaching. ISBN: 0-88011-376-6
John R. Wooden; Practical modern basketball. ISBN: 0-02-429470-5
Fergus Connolly; Game changer. ISBN: 978-1-628601-18-3

Bibliografia Complementar

COMMISSION STAFF WORKING DOCUMENT ACTION PLAN "PIERRE DE COUBERTIN"; WHITE PAPER ON SPORT, COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES, Brussels, 2007
Pruden Vic; A^conceptual approach to basketball. ISBN: 0-88011-287-5
Natalie Durand-Bush, Robert Schinke, Laurentian University, John Salmela; The Importance of Mentoring in the Development of Coaches and Athletes, International journal of sport psychology 29(3):267-281, 1998
Silva, Manuel Coelho e, Figueiredo, António J., Elferink-Gemser, Marije T., Malina, Robert M., eds.; Youth sports: growth, maturation and talent , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016
JESSICA FRASER-THOM, JEAN CÔTÉ, JANICE DEAKIN ; Examining Adolescent Sport Dropout and Prolonged Engagement from a Developmental Perspective , JOURNAL OF APPLIED SPORT PSYCHOLOGY, 20: 3 18-333,2008 , 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas.

Apresentação e discussão de trabalhos/projetos científicos relativos às linhas de investigação presentes no programa da disciplina.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 13,00
Frequência das aulas 60,00
Estudo autónomo 70,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número total de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação inclui um módulo de trabalho presencial/letivo (frequência das aulas + apresentação/discussão/elaboração de fichas de leitura de trabalhos científico + trabalho de campo + análise de jogo/scouting) e um módolo de trabalho autónomo que consiste na apresentação e defesa de um trabalho escrito (apresentação prévia de um projeto do trabalho a desenvolver) visando a definição e conceção de um plano de preparação desportiva no contexto do basquetebol de alto rendimento. 

O acesso à avaliação positiva nos dois módulo requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas leccionadas. Note-se que em nenhuma das tarefas dos dois módulo os estudantes poderão obter nota inferior a 9.5 valores.

A nota final resulta da atribuição de um peso de 80% ao módulo de trabalho autónomo e de 20% ao módulo de trabalho presencial.

Melhoria de classificação

Para melhorar a classificação final, os estudantes deverão ter obrigatoriamente avaliação positiva no módulo de trabalho presencial/letivo, podendo realizar uma defesa oral do trabalho autónomo apresentado perante um juri nomeado para o efeito pelo responsável da disciplina.
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