Código: | TD16 - Bas | Sigla: | TD16 - Bas |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Desporto |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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2CTD | 3 | Plano Oficial (2018 - ) | 1 | - | 9 | 61 | 243 |
Teorico-Prática: | 8,12 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 8,12 |
Eduardo Evaristo Guimarães | 8,12 |
Atendendo aos objetivos apontados que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.
A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige ainda o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).
A disciplina de Metodologia de Desporto funciona num regime onde se privilegia a atividade de treinador de alto rendimento de Basquetebol. Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução.
1. O Treinador: formação e campo profissional.
2. Modelos de desenvolvimento desportivo orientados para o alto rendimento, em Basquetebol.
3. O Processo de Deteção e seleção de talentos no Basquetebol.
4. A Formação em Basquetebol.
5. Desenvolvimento da carreira do atleta de alto nível em Basquetebol.
6. Tendências da evolução do jogo de mais alto nível e modelos de preparação em Basquetebol.
7. Análise de sistemas de ataque e de defesa.
8. A preparação física em Basquetebol.
Temas complementares
a. Equipas de trabalho multidisciplinares no treino de alto rendimento desportivo em Basquetebol.
b. Análise do jogo a partir das estatísticas individuais e da equipa (Scouting).
c. Tendencias evolutivas do Basquetebol em Portugal
d. Coordenação entre Seleções Nacionais e as equipas de basquetebol
e. Particularidades do campo de intervenção do Treinador
(i) Como controlar situações de insucesso em jovens atletas
(ii) Relacionamento entre os treinadores e os pais dos atletas
(iii) Dropouts no basquetebol
Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre problemas abordados nas aulas.
Apresentação e discussão de trabalhos/projetos científicos relativos às linhas de investigação presentes no programa da disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 13,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Estudo autónomo | 70,00 |
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 243,00 |
A avaliação inclui um módulo de trabalho presencial/letivo (frequência das aulas + apresentação/discussão/elaboração de fichas de leitura de trabalhos científico + trabalho de campo + análise de jogo/scouting) e um módolo de trabalho autónomo que consiste na apresentação e defesa de um trabalho escrito (apresentação prévia de um projeto do trabalho a desenvolver) visando a definição e conceção de um plano de preparação desportiva no contexto do basquetebol de alto rendimento.
O acesso à avaliação positiva nos dois módulo requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas leccionadas. Note-se que em nenhuma das tarefas dos dois módulo os estudantes poderão obter nota inferior a 9.5 valores.
A nota final resulta da atribuição de um peso de 80% ao módulo de trabalho autónomo e de 20% ao módulo de trabalho presencial.