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Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Atletismo

Código: TD16 - Atl     Sigla: TD16 - Atl

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 6 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
Filipe Almeida Viana da Conceição 4,12
Paulo Jorge Colaço Oliveira 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


Os estudantes aprofundarão os conhecimentos associados ao desempenho técnico e condicionamento físico avançado, tendo por base princípios e conhecimentos decorrentes da fisiologia, bioquímica e biomecânica, para uma mais cientificamente fundamentada prescrição do treino das várias especialidades do Atletismo. Promoveremos Através desta metodologia o desenvolvimento de competências técnicas e científicas relacionadas com o controlo do treino no alto rendimento desportivo. Finalmente os estudantes deverão ser capazes de planificar uma época desportiva.


Objetivos


-identificar e conhecer as diferentes manifestações de velocidade, resistência, lançamentos, saltos e os seus fundamentos neurofisiológicos, bioquímicos e biomecânicos;


-conhecer e diferenciar os meios e métodos para programar e desenvolver a aceleração, velocidade máxima e resistência de velocidade, bem como a técnica e capacidade de salto e capacidade aeróbia;


- aplicar os elementos básicos para a programação e controlo do treino de força, da velocidade, saltos, lançamentos e resistência.


Resultados de aprendizagem e competências

O Atletismo é um desporto multimodal de difícil apreensão global. Existem maiores disparidades concetuais e metodológicas entre algumas especialidades do Atletismo que entre os desportos coletivos todos entre si. Daí que os objetivos desta unidade curricular sejam inexoravelmente parcelares e incompletos mas outorgando os fundamentos básicos para a especialização futura e consequentes melhorias científicas. Por isso, os conteúdos programáticos correspondem claramente aos objetivos, já que permitem abordar vários saberes que contribuem para uma formação multilateral que estruture a eventual especialização futura. A ênfase dada aos vários métodos de controlo do treino evidencia essa preocupação de formação multilateral e a domínio de instrumentos de intervenção, avaliação e adequação no processo de treino.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa
- Corridas de velocidade: Constrangimentos biomecânicos e o papel dos meios especiais de treino para a aceleração e velocidade máxima no rendimento de velocistas.

- Considerações biomecânicas sobre os fatores que determinam a performance nos saltos e nos lançamentos.

- A velocidade do movimento como ferramenta de avaliação e prescrição do treino de força.

- Métodos avançados de controlo do estado de rendimento: perfil horizontal e vertical força velocidade. A taxa de produção de força.

- Desenvolvimento dos níveis de resistência aeróbia em desportos de esforços intermitentes. Meios de métodos de treino de resistência. Estratégias de calibração e manipulação da dinâmica da carga a partir de indicadores fisiológicos como o VO2max e o limiar anaeróbio
- Tapering e a performance competitiva ótima em corredores de meio-fundo e fundo.

- A pós ativação potenciação como fator de rendimento nas disciplinas explosivas

- Prevenção de lesões no Atletismo

Bibliografia Obrigatória

Santos, JAR; Dietética do Desportista, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto, 1995
Paiva, M; Escola Portuguesa de Meio-fundo e Fundo: Mito ou Realidade? Dissertação apresentada às provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1994
Colaço, P; Avaliação da capacidade aeróbia e anaeróbia em corredores juniores de meio-fundo, Universidade do Porto, 1999 (Dissertação apresentada com vista à obtenção de grau de mestre em Ciências do Desporto)
Santos, JAR; Estudo comparativo, fisiológico, antropométrico e motor entre futebolistas de diferente nível competitivo e velocistas, meio-fundistas e fundistas de Atletismo, FADEUO-UP, 1995 (Tese de Doutoramento)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas com as correspondentes sessões práticas aplicadas (ginásio e pista) para cada conteúdo programático.


Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Participação presencial 5,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 61,00
Trabalho de campo 21,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 182,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FADEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
O estudante deve apresentar um trabalho escrito relativo as tarefas desenvolvidas no campo e um pré-projeto centrado num tema a sua escolha.

Fórmula de cálculo da classificação final


Constituem componentes da avaliação para os estudantes da Metodologia do Desporto – Treino de Alto Rendimento Atletismo:


- A apresentação de um pré-projeto de intervenção cientifica numa dada disciplina do atletismo no contexto da atividade desportiva de alto rendimento (75%)


-Um trabalho de campo individual, de reflexão, a escolha do estudante que verse sobre um tema que tenha sido abordado no decurso das aulas práticas (20%)


-Participação e assiduidade nas aulas lecionadas (5%)



Na avaliação final é exigida a nota mínima de 10.0 valores.
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