Código: | TD16 - Atl | Sigla: | TD16 - Atl |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Desporto |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2CTD | 6 | Plano Oficial (2018 - ) | 1 | - | 9 | 61 | 243 |
Teorico-Prática: | 8,12 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 8,12 |
Filipe Almeida Viana da Conceição | 4,12 | ||
Paulo Jorge Colaço Oliveira | 4,00 |
Os estudantes aprofundarão os conhecimentos associados ao desempenho técnico e condicionamento físico avançado, tendo por base princípios e conhecimentos decorrentes da fisiologia, bioquímica e biomecânica, para uma mais cientificamente fundamentada prescrição do treino das várias especialidades do Atletismo. Promoveremos Através desta metodologia o desenvolvimento de competências técnicas e científicas relacionadas com o controlo do treino no alto rendimento desportivo. Finalmente os estudantes deverão ser capazes de planificar uma época desportiva.
Objetivos
-identificar e conhecer as diferentes manifestações de velocidade, resistência, lançamentos, saltos e os seus fundamentos neurofisiológicos, bioquímicos e biomecânicos;
-conhecer e diferenciar os meios e métodos para programar e desenvolver a aceleração, velocidade máxima e resistência de velocidade, bem como a técnica e capacidade de salto e capacidade aeróbia;
- aplicar os elementos básicos para a programação e controlo do treino de força, da velocidade, saltos, lançamentos e resistência.
Programa
- Corridas de velocidade: Constrangimentos biomecânicos e o papel dos meios especiais de treino para a aceleração e velocidade máxima no rendimento de velocistas.
- Considerações biomecânicas sobre os fatores que determinam a performance nos saltos e nos lançamentos.
- A velocidade do movimento como ferramenta de avaliação e prescrição do treino de força.
- Métodos avançados de controlo do estado de rendimento: perfil horizontal e vertical força velocidade. A taxa de produção de força.
- Desenvolvimento dos níveis de resistência aeróbia em desportos de esforços intermitentes. Meios de métodos de treino de resistência. Estratégias de calibração e manipulação da dinâmica da carga a partir de indicadores fisiológicos como o VO2max e o limiar anaeróbio
- Tapering e a performance competitiva ótima em corredores de meio-fundo e fundo.
- A pós ativação potenciação como fator de rendimento nas disciplinas explosivas
- Prevenção de lesões no AtletismoDesignação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 75,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 61,00 |
Trabalho de campo | 21,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 182,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FADEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
O estudante deve apresentar um trabalho escrito relativo as tarefas desenvolvidas no campo e um pré-projeto centrado num tema a sua escolha.
Constituem componentes da avaliação para os estudantes da Metodologia do Desporto – Treino de Alto Rendimento Atletismo:
- A apresentação de um pré-projeto de intervenção cientifica numa dada disciplina do atletismo no contexto da atividade desportiva de alto rendimento (75%)
-Um trabalho de campo individual, de reflexão, a escolha do estudante que verse sobre um tema que tenha sido abordado no decurso das aulas práticas (20%)
-Participação e assiduidade nas aulas lecionadas (5%)