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Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Andebol

Código: TD16 - And     Sigla: TD16 - And

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 3 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 9 61 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 8,12
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 8,12
Maria Luísa Dias Estriga 4,00
José António Soares David Paiva da Silva 4,12

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.

Resultados de aprendizagem e competências

A disciplina de Metodologia de Desporto funciona num regime, onde se privilegia a atividade do treinador de alto rendimento desportivo.

Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Modelos de desenvolvimento desportivo orientados para o alto rendimento, em Andebol.
Desenvolvimento da carreira do atleta de alto nível em Andebol.
Tendências da evolução do jogo de mais alto nível e modelos de preparação em Andebol.
Equipas de trabalho multidisciplinares no treino de alto rendimento desportivo em Andebol
Análise da própria equipa e do adversário no âmbito da competição no alto nível em Andebol.
Gestão da equipa em competição no alto rendimento em Andebol.

Bibliografia Obrigatória

Antón García, J. L.; Balonmano: Metodología y alto rendimiento , Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; ). Balonmano - Tática Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Granda: Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L. ; Balonmano - Tática Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Granada: Gymnos Editorial, 1998
Arraya, M.; Sequeira, P. ; Andebol, um camino para o Alto Rendimento, Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador de crianças e jovens, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.


A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 61,00
Trabalho de campo 22,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


Avaliação final:
- (i) Apresentação e discussão de temas durante as aulas (40%), de (ii) um trabalho escrito (50%), refletindo criticamente sobre temas selecionados do treino desportivo.
- Participação nas aulas (10%).

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