Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Andebol
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
3 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.
Resultados de aprendizagem e competências
A disciplina de Metodologia de Desporto funciona num regime, onde se privilegia a atividade do treinador de alto rendimento desportivo.
Neste sentido, pretende-se que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Modelos de desenvolvimento desportivo orientados para o alto rendimento, em Andebol.
Desenvolvimento da carreira do atleta de alto nível em Andebol.
Tendências da evolução do jogo de mais alto nível e modelos de preparação em Andebol.
Equipas de trabalho multidisciplinares no treino de alto rendimento desportivo em Andebol
Análise da própria equipa e do adversário no âmbito da competição no alto nível em Andebol.
Gestão da equipa em competição no alto rendimento em Andebol.
Bibliografia Obrigatória
Antón García, J. L.; Balonmano: Metodología y alto rendimiento , Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; ). Balonmano - Tática Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Granda: Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L. ; Balonmano - Tática Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Granada: Gymnos Editorial, 1998
Arraya, M.; Sequeira, P. ; Andebol, um camino para o Alto Rendimento, Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de competências para o exercício profissional da função de treinador de crianças e jovens, as metodologias aplicadas são muito menos expositivas e mais interativas.
A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito (definir, descrever, distinguir, reconhecer e associar conceitos), passando pela sua aplicação (exemplificar, operar, prescrever), até chegar à resolução de problemas (criticar, decidir, formular).
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
61,00 |
Trabalho de campo |
22,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação positiva requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final:
- (i) Apresentação e discussão de temas durante as aulas (40%), de (ii) um trabalho escrito (50%), refletindo criticamente sobre temas selecionados do treino desportivo.
- Participação nas aulas (10%).