Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > TD11
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Pedagogia do Desporto - Alto Rendimento

Código: TD11     Sigla: TD11

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CTD 53 Plano Oficial (2018 - ) 1 - 2 14 54

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,86
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,86
Patrícia Alexandra dos Santos Coutinho 0,92
Isabel Maria Ribeiro Mesquita 0,94
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-15.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Bibliografia Obrigatória, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Dotar os estudantes de competências que lhes permitam enquadrar, pedagógica e cientificamente, o treino e a competição de atletas no âmbito do treino de alto rendimento;

  2. Precisar e qualificar as funções do treinador de Alto Rendimento e de outros intervenientes significativos;

  3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no domínio da conceção, implementação e avaliação de programas no domínio pedagógico, os quais visam o desenvolvimento desportivo a longo prazo na rota da excelência desportiva numa perspetiva eclética e multidisciplinar.

  4. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares para o exercício da atividade profissional do treinador, pela compreensão da natureza dinâmica e complexa do treino desportivo no alto rendimento.

Resultados de aprendizagem e competências

O programa pretende que os estudantes aprendam os axiomas pedagógicos que orientam a prática desportiva no Treino de Alto Rendimento. Os conteúdos programáticos percorrem temas atuais, e outros revisitados, no âmbito da Pedagogia do Desporto com ênfase nos problemas emergentes no Desporto de Alto Rendimento, no sentido de os dotar de ferramentas conceptuais que os auxiliam na compreensão e reflexão dos problemas correntes da prática e dos resultados oriundos da investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Enquadramento pedagógico do Treino de Alto Rendimento (TAR)

  2. Atributos e funções do treinador no âmbito do TAR face à natureza complexa e dinâmica do ambiente de Treino Desportivo.

  3. O Poder do Treinador no TAR: do poder atribuído ao poder conquistado.

  4. O desempenho do Papel (do treinador) no TAR: do treinador socializado ao treinador autónomo.

  5. O conflito como ingrediente omnipresente no TAR: estratégias pedagógicas de resolução.

  6. O desenvolvimento desportivo do praticante a longo prazo

  7. Da formação diversificada à especialização atendendo às modalidades de especialização precoce e tardia.

  8. A importância da integração dos ingredientes da prática informal nos ambientes formais de prática desportiva.

  9. O papel dos atores sociais na sustentação de uma prática desportiva de longo prazo.

Bibliografia Obrigatória

Santos, S., Jones, R., & Mesquita, I.; Do coaches orchestrate? The working practices of elite Portuguese coaches, Research Quarterly for Exercise and Sport, 84(2), 263-272, DOI: 10.1080/02701367.2013.784722., 2013
Mesquita Isabel 070; Investigação na formação de treinadores. ISBN: 978-972-8687-70-0
De Martin-Silva, L., Fonseca, J., Jones, J., Morgan, K., Mesquita, I. ; Understanding undergraduate sports coaching students’ development and learning: the necessity of uncertainty, Teaching in Higher Education, 2015
Gomes, R., Jones, R., Batista, P., Mesquita, I.; Latent learning in the work place: the placement experiences of student-coaches, Sport, Education and Society, 2016
Mesquita, I., Ribeiro, J., Santos, S., & Morgan, K.; Coach learning and coach education: Portuguese expert coaches’ perspective., The Sport Psychologist, 28, 124 – 136. DOI:10.1123/tsp.2011-0117., 2014
Coutinho, P., Mesquita, I., & Fonseca, A. M. ; Talent development in sport: A critical review of pathways to expert performance, International Journal of Sports Science and Coaching, 11(2), 279-293. doi:10.1177/1747954116637499, 2016
Mesquita, I.; Farias, C.; De Martin-Silva, L.; Afonso, J., Coutinho, P. ; How can learner-oriented scaffolding strategies engender a deep approach to learning in Coach Education? , Research Quarterly for Exercise and Sport, 94(1), 216-225. DOI: 10.1080/02701367.2021.1961994., 2023
Mesquita, I.; Coaching do Treino Desportivo - Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau IV. , Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude., 2022
Mesquita, I.; Coaching do Treino Desportivo - Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau III. , Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude., 2022
Mesquita, I., Farias, C., Coutinho, C., Queirós, P., Silva, P. ; Pedagogia e Didática do Desporto - Manual de Curso de Treinadores de Desporto - Grau II. , Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude., 2022
Ramos, A., Valério, C., Mesquita, I. ; The Head Coach as a Coach Developer: A Coach Education Case Study inside a World Champion Futsal Team. , Education Sciences, 13(12), 1229. DOI: 10.3390/educsci13121229, 2023

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Método expositivo e interativo com discussões temáticas

  • Apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes com debate

  • Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

  • Realização de teste escrito (exige-se uma nota mínima de 10.0 valores).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 14,00
Total: 14,00

Obtenção de frequência


  • Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

  • Realização e aprovação das tarefas propostas ao longo das aulas;

  • Realização e aprovação do teste escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Teste escrito (75%): Exige-se uma nota mínima de 10.0 valores.

  • Trabalhos escritos (25%): Exige-se uma nota mínima de 10.0 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas terão de entrar em contacto com a regente da UC até três semanas após o início das aulas para agendar a prova/trabalho especial e o teste. Estes estudantes terão de realizar trabalhos práticos e um teste teórico com o objetivo de demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidas. Alguma situação não explicitada será definida tendo em consideração o regulamento geral para avaliação de discentes da Universidade do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-15 às 21:07:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias