Atleta Paralímpico: da Reabilitação ao Alto Rendimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CAFES |
7 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
50 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
i) Dominar conceitos básicos das Ciências do Desporto Paralímpico, destacando a importância da biomecânica, fisiologia, psicologia e aspetos médicos específicos do atleta com deficiência.
ii) Compreender a importância do acompanhamento por parte de equipas multidisciplinares para atingir a máxima performance desportiva destes atletas em diferentes desportos/níveis de competição.
iii) Planear, estruturar e aplicar programas de treino individualizado visando a otimização da performance desportiva do atleta com deficiência, bem como selecionar criticamente e aplicar instrumentos de avaliação da performance desportiva.
iv) Dominar os princípios básicos da classificação desportiva nas áreas da deficiênciamotora, visual e intelectual.
v) perceber a importância do papel do treinador do atleta com deficiência abordando estratégias e orientações práticas e concisas sobre os aspetos específicos do treino do atleta paralímpico.
Resultados de aprendizagem e competências
i) domina conceitos básicos das teorias científicas sobre a deficiência e o movimentohumano, bem como a compreensão da complexidade da avaliação da performance e do impacto da deficiência nos padrõesmotores.
ii) compreende os aspetos desportivos, médicos únicos e específicos, dos atletas com deficiência.
iii) Identifica os parâmetros de avaliação explorados para demonstrar o efeito positivo do exercíciofísico no atleta com deficiência.
iv) domina conteúdos da psicologia tais como a liderança e comunicação, identidade atlética, autoestima e outros relacionados com a performance desportiva de atletas com deficiência como fazendo parte da abordagem multidisciplinar que tem que acompanhar o atleta paralímpico.
v) aplica metodologias de intervenção seguras, válidas e fiáveis para intervir num contexto de elite enquanto treinador do atleta com deficiência
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Atleta Paralímpico: abordagem multidisciplinar no âmbito das ciências do desporto
2. Prescrição e Avaliação do Exercício no Atleta Paralímpico
2.1 Aptidão cardiorrespiratória, força, capacidade anaeróbia e parâmetros cardiovasculares.
2.2 Funcionalidade e mobilidade, nível de atividade física, equilíbrio e postura.
2.3 Nutrição, composição corporal e farmacologia.
2.4 Otimização do uso da cadeira de rodas no desporto/atividades de vida diária e prevenção de lesões.
2.5 Preparação psicológica: o treino de competências e técnicas psicológicas.
3. Classificação Desportiva: principais parâmetros, sistemas de classificação, impacto da deficiência na performance desportivae avaliação nas áreas motora, visual e intelectual.
4. O Treinador Paralímpico
4.1 O papel do treinador no desporto paralímpico
4.2 Segurança e prevenção
4.3 Especificidades do desporto e da deficiência
4.4 Competências de comunicação
4.5 Demonstração, feedback e avaliação
Bibliografia Obrigatória
Vicky Goosey-Tolfrey;
Wheelchair sport. ISBN: 978-07360-8676-9
Vanlandewijck YC; Thompson WR; The paralympic athlete: handbook of sports medicine and science, wiley-blackwell, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo e interrogativo com resolução de problemas. Seminários e discussões temáticas síncronas e assíncronas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
122,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
A classificação final não poderá ser inferior a 9.50 valores.
Componente prática: Participação nas atividades desenvolvidas; realização e apresentação de trabalhos; participação na componente on-line.
A classificação final desta componente não poderá ser inferior a 9.50 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Aprovação a esta Unidade Curricular implica que o estudante obtenha uma classificação final no trabalho escrito nunca inferior a 9.50 valores.
Para que seja considerada a classificação final obtida no trabalho escrito é necessário que o estudante tenha garantido a sua presença a pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os/as estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de provas especiais e de um exame final para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Observações
Em caso de alteração do regime presencial, fica salvaguardada uma possível alteração na organização da UC e no elemento de avaliação da componente teórica (será substituído por uma tarefa especial de avaliação).