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História do Desporto Adaptado

Código: AFES13     Sigla: AFES13

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CAFES 6 Plano Oficial 1 - 3 20 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Nunes Corredeira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,66
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,66
Tânia Cristina Lima Bastos 2,66

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos acerca dos marcos históricos do desporto para pessoas comdeficiência e do movimento paralímpico, ao nível nacional e internacional. No final desta UC os estudantes deverão ser capazesde identificar a estrutura e hierarquia das organizações que tutelam o desporto adaptado, ao nível nacional e internacional,posicionando-se criticamente sobre a evolução do Desporto Adaptado. Para além disso, os estudantes estarão aptos acompreender as especificidades do sistema de classificação desportiva e o seu impacto no atleta paralímpico e na organizaçãoda estrutura desportiva.
Adicionalmente, os estudantes serão detentores de um conhecimento especializado acerca do desporto para pessoas comdeficiência, em múltiplas perspetivas, destacando-se as que enfatizam o desporto como um espaço privilegiado de recreação elazer, como forma de terapia ou ainda como elemento integrante do processo educativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes com aprovação a esta unidade curricular deverão evidenciar as seguintes competências:
i) ser capazes de refletir e compreender os aspetos relacionados com a contextualização histórica do desporto adaptado, nomeadamente a identificação dos pontos-chave do seu aparecimento e desenvolvimento nos planos nacional e internacional.
ii) conseguir identificar identificar e relacionar os diferentes períodos de evolução do desporto adaptado, e as suas diferentes formas de manifestação e divulgação pública, designadamente no que se refere ao expoente máximo da sua expressão, ou seja, os jogos paralímpicos
iii) desenvolver uma cultura desportiva com especial enfase na cultura paralímpica através do conhecimento dos símbolos, imagens e atletas que caraterizam e distinguem o Movimento Paralímpico ao nível nacional e internacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.1 Marcos históricos da AFA e desporto para pessoas com deficiência
1.2 A história do Movimento Paralímpico
1.3 Os movimentos Special Olympics e Surdolímpico
1.4 Estrutura, hierarquia e funções das organizações desportivas internacionais
1.5 História da classificação desportiva no desporto paralímpico
1.6 Perspetivas internacionais ao nível da investigação
1.7 Agências governamentais relacionadas com o desporto e a AFA
2. Perspetivas Nacionais no Desporto Adaptado
2.1 Marcos históricos na génese e desenvolvimento do desporto adaptado em Portugal.
2.2 História do movimento paralímpico português
2.3 Estrutura, hierarquia e funções das organizações desportivas que tutelam o desporto adaptado em Portugal.
2.4 AS modalidades paralímpicas e os atletas que constituem o Projeto Paralímpico Português.
3. Atividade Física Adaptada
3.1 Multidisciplinariedade e interseccionalidade do conceito de AFA

Bibliografia Obrigatória

Ian Brittain; The^paralympic games explained. ISBN: 978-0415476591

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos são transmitidos de forma expositiva, sendo usados como suporte diversos meios audiovisuais(i.e., vídeos, reportagens, fotografias) com o objetivo de melhorar este processo. Neste contexto, procura-se ainda esclareceralguns dos problemas levantados na lecionação teórica através de pequenos debates e da leitura e análise da seleção de algunsartigos científicos relacionados com a temática em causa. A avaliação final desta unidade curricular terá por base a classificaçãofinal obtida através da realização de um exame final escrito onde serão colocadas questões relativas aos conteúdos abordadosno decorrer das sessões teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Regime presencial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de um trabalho escrito no âmbito de uma das temáticas apresentadas nas aulas. A aprovação à Unidade Curricular será obtida com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. Para ser considerada a classificação do trabalho escrito é obrigatória a presença a, pelo menos, 75% do total das aulas leccionadas.
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