Código: | AFES10 | Sigla: | AFES10 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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2CAFES | 20 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 40 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Paula Maia dos Santos | Regente |
Teórica: | 2,66 |
Trabalho de Campo: | 2,66 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,66 |
Maria Paula Maia dos Santos | 2,66 | ||
Trabalho de Campo | Totais | 1 | 2,66 |
Maria Paula Maia dos Santos | 1,78 | ||
Catarina dos Santos Augusto | 0,88 |
Conhecer, discutir e aplicar:
Aumentar a capacidade crítica quanto às recomendações e intervenções, valorizando a fundamentação científica bem como a avaliação dos resultados;
Avaliar as fontes de informação detalhadamente antes de as utilizar;
Agir com responsabilidade na condução de projetos de promoção da AF e outros comportamentos saudáveis, respeitando e exigindo que sejam respeitados os princípios éticos e as boas práticas de conduta.
1. Evolução e interpretação dos modelos Promoção da saúde
2. Estilos de vida e comportamentos de promoção e risco para a saúde
3. Determinantes e correlatos da saúde e da atividade física
4. Estudo da Epidemiologia e Saúde Pública
4.1. Principais tipos de estudos e a sua aplicação ao contexto da atividade física
4.2. Conceitos de prevalência, incidência, risco clínico e risco comunitário
4.3. Epidemiologia da atividade física
5. Evidências da relação entre a atividade física e a saúde, doença e mortalidade
5.1. Recomendações internacionais para a prática de atividade física e exercício na promoção da saúde
6. Atividade física como forma de intervenção primária e de intervenção secundária na Saúde Pública
7. Projetos de promoção da atividade física em diferentes contextos
7.1. Planeamento
7.2. Implementação
7.3. Avaliação
As 20 horas teórico práticas serão lecionadas em blocos compactos com a realização de dinâmicas de grupo, role-play e estratégias de ensino participativas. As sessões expositivas lecionadas em formato blended-learning utilizando a plataforma moodle e sessões presenciais.
As 20 horas de trabalho de campo serão lecionadas em contextos práticos de intervenção comunitária.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 35,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 35,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 22,00 |
Total: | 162,00 |
Os alunos deverão frequentar pelo menos 75% das aulas previstas.
A avaliação consistirá na realização de uma avaliação teórica/prática sobre a forma de um projeto de intervenção na promoção da atividade física (com apresentação oral)e de um trabalho de revisão de literatura.