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Seminário de Investigação em Desporto, Treino, Formação e Performance

Código: PDCD016     Sigla: SIDEDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 8 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 30 225 810

Docência - Horas

Teórica: 5,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 5,00
António Natal Campos Rebelo 1,25
José Afonso Coelho Neves 1,25
Filipe Almeida Viana da Conceição 1,25
Ricardo Jorge Pinto Fernandes 1,25

Língua de trabalho

Português

Objetivos


Promover a formulação, desenvolvimento e refinamento do projeto de tese de doutoramento, estimulando o desenvolvimento de competências que permitam conceber e realizar investigação científica relevante e original. 


Resultados de aprendizagem e competências


  • Projetar um estudo aprofundado e original num domínio de especialização das Ciências do Desporto, nomeadamente no âmbito do treino e da performance em desporto;



  • Demonstrar autonomia na definição, planificação e concretização de pesquisa científica no tema do projeto a elaborar;



  • Configurar as bases teóricas e metodológicas adequadas para planificar e sustentar a pesquisa;



  • Utilizar corretamente a documentação temática disponível e demonstrar qualidades de rigor na argumentação e no tratamento de fontes e dados;



  • Redigir com clareza, precisão e capacidade de síntese um texto coerente na sua estrutura interna e na articulação das respetivas partes;



  • Apresentar, oralmente e por escrito, sínteses da pesquisa e demonstrar capacidade de argumentação face às questões e críticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

O desenvolvimento do Seminário compreende sessões de discussão de temas, apresentação de projetos e de trabalhos de outros doutorandos e doutorados. Para além disso, envolve a exposição periódica da evolução do estado atualizado dos projetos de cada doutorando. Cada um realiza, pelo menos, quatro apresentações ao grupo e a docentes convidados para o efeito, a que acresce a apresentação oficial do projeto, realizada na presença de um júri. As apresentações, no seu conjunto, deverão dar conta do modo como evoluiu o trabalho, bem como para reportarem as alterações e ajustamentos sugeridos e as dificuldades encontradas.

Bibliografia Obrigatória

A. Mark Williams; The^best. ISBN: 978-1-529-30435-0
Fergus Connolly; Game changer. ISBN: 978-1-628601-18-3

Bibliografia Complementar

Barnett-Page, E. & Thomas, J. ; Methods for the synthesis of qualitative research: a critical review, BMC Medical Research Methodology, 9 (59). DOI:10.1186/1471-2288-9-59, 2009
Capra, F. & Luisi, P.L; The systems view of life. A unifying vision, Cambridge University Press, 2014
Garganta, J.; Princípios e ideias para a elaboração do projeto de investigação., FADFEUP. Não publicado., 2011
Gobet, F. ; The future of expertise: the need for a multidisciplinary approach. , Journal of Expertise, 1 (2), 107-113. , 2018
Gustavii, B. ; How to write and illustrate a scientific paper. , Cambridge: Cambridge University Press., 2008
Henson, R., Hull, D. & Williams, C. ; Methodology in our education research culture: toward a stronger collective quantitative proficiency., Methodology in our education research culture: toward a stronger collective quantitative proficiency., 2010
Rugg, G. & Petre, M. ; A gentle guide to research methods. , New York: Open University Press. , 2007
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, ; Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. , PLoS Med 6 (7). DOI: 10.1371/journal.pmed.1000097., 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Exposição do estado atualizado do projeto, trabalho de grupo (análise, caracterização e produção de textos e de outros materiais), debate, e orientação tutorial.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 75,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de projeto 300,00
Frequência das aulas 150,00
Estudo autónomo 200,00
Trabalho de investigação 150,00
Total: 810,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final


CF= 0,5xADTC+0,75xDPR+0,5xPP+0,15xTP

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Projeto de tese apresentado a um júri, em prova pública.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.

Observações

Nãi aplicável.
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