Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Futebol
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
35 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Proporcionar formação superior especializada, a partir do entendimento do quadro específico de problemas do treino e da competição do Futebol de alto rendimento.
Aprofundar campos e áreas de reflexão no âmbito do Futebol, entendidos na sua vertente investigativa e de aplicação, através da estimulação da curiosidade científica dos estudantes e da promoção das respetivas cultura e competências de pesquisa.
Resultados de aprendizagem e competências
O conteúdo da unidade curricular MD-F centra-se nas problemáticas decorrentes do treino e da competição no Futebol de alto rendimento, com recurso ao conhecimento providenciado pela investigação. Daí a opção pelos blocos de matéria mencionados no ponto anterior, i.e.:
- A investigação no Futebol de alto rendimento;
- Expertise e tomada de decisão no Futebol;
- Análise da performance no Futebol de alto rendimento;
- Organização da época desportiva em Futebol de alto rendimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A investigação no Futebol de alto rendimento
- Expertise e tomada de decisão no Futebol de alto rendimento
- Análise da performance no Futebol de alto rendimento
- Organização da época desportiva em Futebol de alto rendimento
Bibliografia Obrigatória
Araújo, Duarte; O contexto da decisão: A ação tática no desporto., Visão e Contextos, Lisboa, 2005
Bangsbo, J.; The physiology of soccer - with special reference to intense intermittent exercise, HO+Storm, Denmark, 1993
Francisco Seirul.lo Vargas; El entrenamiento en los deportes de equipo, Mastercede, Pallejá, 2017
Connolly, F. & White, P. ; Game Changer. The art of Sports Science., Victory Belt, Canada, 2017
Fonseca, H. & Garganta, J.; Futebol de rua, um beco com saída. Jogo espontâneo e prática deliberada, Visão e Contextos, Lisboa, 2008
Garganta, J.; A propósito da modelação tática e da relevância da síntese da performance nos jogos desportivos coletivos, In A. Volossovitch & A. P. Ferreira (Eds.), Fundamentos e aplicações em análise do jogo (pp. 91-110). Edições FHM, Lisboa, 2013
Garganta, J., Prudente, J. & Anguera, T.; Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos, Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D), Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Greca Artes Gráficas
Rebelo, A.; Avaliação e Controlo do Treino em Futebol - Estado da Arte e Perspetivas , Seminário apresentado às Provas de Agregação no ramo de Ciências do Desporto. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2016
Rebelo, A., Brito, J., Maia, J., Coelho-e-Silva, M., Figueiredo, A., Bangsbo, J., Malina, R., Seabra, A.; Anthropometric characteristics, physical fitness and technical performance of under-19 soccer players by competitive level and field position, International Journal of Sports Medicine, 34(4): 312-317., 2013
Rebelo, A., Silva, P., Rago, V., Barreira, D., Krustrup, P.; ): Differences in strength and speed demands between 4v4 and 8v8 small-sided football games, Journal of Sports Sciences, 34(24): 2246-2254, 2016
Sanchez, F.; Qué esconde tu rival?, Fútbol Del Libro, España, 2015
Starkes, J. L. & Ericsson, K. A.; Expert Performance in Sports. Advances in research on sport expertise., Human Kinetics, Champaig, Illinois, 2003
Tamarit, X.; Periodización Táctica vs Periodización Táctica, Editorial MBF, España, 2013
Teoldo, I., Guilherme, J. & Garganta, J.; Para um futebol jogado com ideias. Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes, Appris Editora, Curitiba, 2015
Van Winckel, J., W. Helsen, McMillan, K., Fitzpatric,J., Lowete, E., Woodruff, K., Bradley, P., Tenney, D.; Fatigue management. , In J. V. Winckel, W. Helsen, K. McMillan, D. Tenney, J.-P. Meert, & P. Bradley (Eds.), Fitness in Soccer - The science and pratical application. India, Moveo Ergo: Sum/Klein-Gelmen., 2014
Williams, A. & Hodges, N.; Practice, instruction and skill acquisition in soccer, Journal of Sports Sciences, 23 (6), 637-650, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
É privilegiada uma metodologia mista, através da articulação entre aulas expositivas, com recurso a autores, obras e exemplos de situações, com aulas de metodologia interativa assente na análise de documentos e na apresentação de temas pelos estudantes, baseada em leituras ou casos sugeridos. Em ambas as situações serão solicitados diferentes tipos de trabalho: individual, de grupo e debate alargado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
61,00 |
Trabalho de campo |
21,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
182,00 |
Obtenção de frequência
- Pelo menos, 75% de presenças nas aulas lecionadas;
- Classificação mínima de 10 valores nos trabalhos solicitados.
Fórmula de cálculo da classificação final
(PP+2xTC+7xTE)/10
Nota:
Para os estudantes em regime especial a fórmula será: (TC+5xTE)/6
Provas e trabalhos especiais
Reflexão e discussão sobre temas relacionados com a análise e a avaliação da performance de alto rendimento.
Trabalho de estágio/projeto
Cada estudante deverá apresentar um trabalho relativo a conteúdos relacionados com a performance em futebol de alto rendimento, segundo um tema a eleger, tendo em conta o enquadramento futuro da dissertação ou do relatório de estágio, conforme os casos.