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Metodologia de Investigação

Código: PDF01     Sigla: PDF01

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Fisioterapia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DF 12 Plano do Programa de Doutoramento 1 - 5 30 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélder Rui Martins Fonseca Regente

Docência - Horas

Teórica: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 4,00
Hélder Rui Martins Fonseca 2,00
Daniel Moreira Goncalves 2,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam:
1. Entender a evolução da investigação científica;
2. Compreender os diferentes métodos e práticas inerentes à construção do conhecimento científico;
3. Conhecer, de forma resumida, a importância da bioestatística no tratamento de resultados experimentais;
4. Entender as diferentes formas de divulgação do conhecimento científico e os processos de qualidade inerentes.
5. Compreender a estrutura de um artigo cientifico e as regras gerais para a elaboração de cada uma das suas partes;
6. Compreender o processo de publicação de artigos cientificos e os aspetos práticos nele envolvidos.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
1. Compreensão da natureza frágil do conhecimento científico;
2. Compreensão e capacidade de operacionalização dos métodos e procedimentos a utilizar num estudo de carácter
científico;
3. Capacidade de decisão sobre o modelo de investigação a seguir assim como o plano estatístico para
análise dos dados;
4. Capacidade de escolha das estratégias mais adequadas no controlo do plano de investigação;
5. Consciencialização ética nos estudos que envolvam pessoas ou animais.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos teóricos:
1. Epistemologia e paradigmas da investigação científica
2. Processo de investigação em saúde
3. Planeamento de um projeto de investigação
3.1. Construção das problemáticas
3.2. Classificação das variáveis
3.3. Construção e classificação das hipóteses
3.4. Métodos e técnicas da recolha de informação
3.5. Análise dos dados
3.6. Comunicação dos resultados
4. Planos de investigação
4.1. Descritivos
4.2. Estudos de caso
4.3. Correlacionais
4.4. Estudos laboratoriais
5. Validade interna e externa e fiabilidade dos planos de investigação
6. Investigação epidemiológica
7. Ensaios Clínicos
8. Ética na investigação

Conteúdos práticos/laboratoriais:
1. Planeamento de um projeto de investigação;
2. Normas e orientações para a redação e apresentação de trabalhos científicos;
3. Programas informáticos de referenciação bibliográfica;
4. Análise e discussão crítica de artigos científicos e de questões sobre as metodologias de investigação científica.

Bibliografia Obrigatória

Fortin MF; O Processo de Investigação da concepção à realização. 3ª Edição, Loures: Lusociência, 2003
Conover WJ; Pratical Nonparametric Statistics. 2nd Ed., John Wiley & Sons, 1980
Frada João José Cúcio; Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. ISBN: 972-8081-01-4
Lakatos Eva Maria; Metodologia cientifica
Montgomery DC; Design and Analysis of Experiments. 3rd ed, John Wiley & Sons, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas (num total de 20 horas) serão expositivas, procurando-se sempre uma participação efetiva dos
estudantes através de questões e problemas levantados pelo professor relacionados com os temas a lecionar. Nas
aulas práticas/laboratoriais (10 horas totais) haverá uma interação com o estudante mais próxima, com a ajuda
constante do professor para resolver problemas concretos levantados no contexto de cada aula. Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas teóricas e práticas previstas.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Humanidades > Filosofia > Filosofia da Ciência

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Obterão frequência à unidade curricular os estudantes que: i) frequentem pelo menos 75% das aulas lecionadas e ii) obtenham uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será igual ao resultado do exame final.

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