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Biomecânica Terrestre: Locomoção, Batimento e Lançamento

Código: PDCD048     Sigla: PDCD048

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/2023 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 3 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os estudantes adquirirão conhecimento avançado e competências para o desenvolvimento de investigação biomecânica fundamental e aplicada, vocacionada para o entendimento dos movimentos realizados em situação de apoio sólido. Os estudantes dominarão o conhecimento de base e serão capazes de operar sistemas de análise e avaliação cinemática (de base imagiológica, inercial, ou outra), antropométrica, dinamométrica (plataformas de força, células de carga e transdutores de pressão), e de eletromiografia.

Suplementarmente, serão capazes de combinar as informações específicas proporcionadas por estes equipamentos para o desenvolvimento do estado da arte relativamente ao conhecimento acerca da marcha, corrida, salto, batimento e lançamento.

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com os objetivos da unidade curricular, os conteúdos programáticos foram organizados de forma a começar por apresentar, explicar e exemplificar os aspetos mais salientes da investigação avançada em biomecânica. Ao fazê-lo torna-se claro para os estudantes a importância das diferentes incidências possíveis da futura investigação avançada na área, particularmente no que concerne aos domínios da investigação fundamental e aplicada recorrendo a soluções analíticas, numéricas ou experimentais, seja em biomecânica interna, seja em biomecânica externa, relacionadas à marcha, à corrida, ao salto, ao batimento e ao lançamento: os movimentos fundamentais relacionados com a motricidade humana terrestre. Necessidades especiais e ajudas especiais nestas contextos serão também analisadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introd. à invest. em biomecânica
   1.1. Invest. aplicada e fundamental
   1.2. Biomecânica interna e externa
   1.3. Aproximações analítica, numérica e experimental aos problemas biomecânicos
2. Análise e investigação (A&I) da marcha
   2.1. Evolução histórica e síntese geral do estado da arte
   2.2. Evidências cinemáticas, dinamométricas (directas e inversas) (Cin-Din [d-i]) e EMG; limitações e
   perspetivas
   2.3. Marcha assistida para necessidades especiais (NE)
3. A&I da corrida
   3.1. Evol. histórica e síntese geral do estado da arte
   3.2. Evidências Cin-Din (d-i) e EMG; limitações e perspetivas
   3.3. Corrida assistida para NE
4. A&I do salto
   4.1 Evolução histórica e síntese geral do estado da arte
   4.2. Evidências Cin-Din (d-i) e EMG; limitações e perspetivas
   4.3. Salto assistido para NE
5. A&I do batimento e do lançamento
   5.1. Evolução histórica e síntese geral do estado da arte
   5.2. Evidências Cin-Din (d-i) e EMG; limitações e perspetivas
   5.3. Batimento e lançamento assistidos para NE
6. Análise alternativa (a pontos 2 a 5) de problemas suscitados pelos projetos dos estudantes

Bibliografia Obrigatória

Winter David A.; Biomechanics and motor control of human movement. ISBN: 0-471-44989-X
Bartlett Roger; Introduction to sports biomechanics. ISBN: 0-419-20840-2
Nigg Benno Maurus 340; Biomechanics of the musculo-skeletal system. ISBN: 0-471-94444-0
Nigg Benno 340; Biomechanics and biology of movement. ISBN: 0-7360-0331-2
Enoka Roger M.; Neuromechanics of human movement. ISBN: 0-7360-0251-0
Robertson D. Gordon E., et al.; Research methods in biomechanics. ISBN: 0-7360-3966-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico/expositivo intercalado com a resolução de exercícios práticos. Sempre que necessário recorrer-se-á a ensino laboratorial para a aplicação dos conceitos teóricos, com interpretação dos resultados obtidos.

Realização de trabalhos práticos pelos alunos, com supervisão do professor.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de Avaliação:


  • Avaliação distribuída sem exame final


Acesso à classificação final:


  • Avaliação positiva (9.5 numa escala de 0 a 20) do trabalho autónomo dos estudantes.

  • Participação nas aulas de acordo com a lei.


Classificação final:


  • Classificação obtida no trabalho autónomo dos estudantes, realizado em duas componentes: revisão da literatura e projeto

Melhoria de classificação

Melhoria da classificação


  • Novo trabalho autónomo dos estudantes, realizado em duas componentes: revisão da literatura e projeto

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