Código: | 339 | Sigla: | 339 |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCD | 12 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - |
1. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Basquetebol (parte II).
2. Adquirir competências para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em equipas de Basquetebol de formação e/ou rendimento (parte II).
3. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
4. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
Espera-se que os estudantes se tornem aptos a:
1. Planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino e de competição em Basquetebol.
2. Preparar uma progressão metodológica adequada aos diferentes conteúdos técnico-táticos defensivos e ofensivos.
3. Identificar e resolver os principais problemas inerentes à gestão do treino e da competição, recorrendo a estratégias flexíveis e adaptativas.
4. Otimizar capacidades no domínio da comunicação e de condução de equipas de Basquetebol.
5. Preparar uma planificação de médio‐longo prazo para a formação de jovens basquetebolistas.
6. Verter no espaço do relatório a organização sistematizada da atividade desenvolvida no estágio profissional e do relato criticamente sustentado das experiências de aprendizagens significativas na construção da sua identidade profissional.
Aprovação nas Unidades Curriculares (UC) Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo – Basquetebol e Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Basquetebol.
A UC de Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo – Basquetebol funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD).
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente, mas também tão específica, quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
O programa das aulas e dos seminários temáticos é o seguinte:
1. Recrutamento e seleção no basquetebol.
2. Desenvolvimento e desempenho motor de jovens basquetebolistas.
3. Técnica individual ofensiva:
3.1. Execução dos bloqueios indiretos.
3.2. Execução dos bloqueios diretos.
3.3. Execução de entregas da bola mão-a-mão.
4. Técnica individual defensiva:
4.1. Bloqueio e ressalto defensivo.
4.2. Defesa dos bloqueios indiretos.
4.3. Defesa dos bloqueios diretos.
5. Tática individual ofensiva:
5.1. Reação ao 1x1.
5.2. Reação ao passe interior.
5.3. Utilização dos bloqueios indiretos.
5.4. Utilização dos bloqueios diretos.
6. Tática individual defensiva:
6.1. Defesa HxH básica.
6.2. Defesa dos bloqueios indiretos.
6.3. Defesa dos bloqueios diretos.
7. Tática coletiva ofensiva:
7.1. Contra-ataque e transição ofensiva.
7.2. Ataque contra defesas HxH.
7.3. Ataque contra defesas zona.
7.4. Ataque contra defesas pressionantes.
7.5. Reposições no meio-campo ofensivo.
8. Tática coletiva defensiva:
8.1. Recuperação defensiva.
8.2. Defesa HxH meio-campo.
8.3. Defesa HxH pressionante em todo o campo.
8.4. Defesas zona.
8.5. Defesas zona press.
8.6. Defesas mistas.
9. Observação e análise do jogo:
9.1. Scouting individual e coletivo (do adversário e da própria equipa).
10. Preparação física em basquetebol.
11. O dossier do treinador de basquetebol.
12. Introdução à investigação em basquetebol.
13. Novas tecnologias em basquetebol.
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de aptidões e de competências para o exercício da função de treinador, as metodologias aplicadas são menos expositivas e mais interativas. Assim, concomitante às aulas teóricas e práticas de natureza mais convencional, projeta-se o recurso a distintas estratégias formativas que colocam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem:
- Sessões de reflexão e discussão individual e em grupo sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante.
- Reuniões com o docente responsável pelo CTD que estimulem a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
- Seminários temáticos orientados quer por docentes, quer por agentes desportivos com perfis de exceção em diferentes áreas de intervenção (treinadores, coordenadores, dirigentes, árbitros).
A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito, passando pela sua aplicação (demonstrar, exemplificar, prescrever) até chegar à resolução de problemas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 120,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Realização de Estágio | 80,00 |
Total: | 270,00 |
Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: aulas teóricas; aulas práticas; sessões de reflexão e discussão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante; reuniões com o docente responsável pelo CTD; seminários temáticos.
O aproveitamento na UC é garantido pela obtenção de 10 valores (9.5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas seguintes componentes de avaliação prescritas para os estudantes em regime de CTD:
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (15%)
- Intervenção no âmbito da condução do treino e da competição (25%)
- Dossier (30%)
- Relatório de estágio (30%)
Daqui que a classificação final (CF) resulte da seguinte fórmula:
CF = ((nota da assiduidade*0.15) + (nota do trabalho de campo*0.25) + (nota do dossier*0.30) + (nota do relatório de estágio*0.30))
A melhoria de nota decorre do cumprimento da legislação relativa à avaliação. Qualquer aluno que pretenda melhorar a sua nota poderá contar com o apoio dos docentes no sentido de otimizar os seus conhecimentos e, consequentemente, melhorar a classificação em todas as componentes de avaliação descritas.