Código: | 336 | Sigla: | MTDVII |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fadeup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=331202 |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCD | 7 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - |
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
f) Desenvolver capacidades no domínio da investigação científica, nomeadamente no campo metodológico.
Projeta-se que os estudantes sejam capazes de:
(1)Planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino e de competição;
(2)Recorrer a estratégias flexíveis e adaptativas face aos problemas correntes da atividade profissional;
(3)Verter no espaço do relatório a organização sistematizada da atividade desenvolvida no estágio profissional e do relato criticamente sustentado das experiências de aprendizagens significativas na construção da sua identidade profissional.
(4)Planear, implementar e avaliar processos de pesquisa científica e reflexivamente relacioná-los com os problemas decorrentes do processo de preparação desportiva.
A Unidade Curricular de Metodologia II funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD).
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
As horas letivas curriculares (designadas de sessões formais de formação) da Unidade Curricular de Metodologia II são ocupadas com a realização de seminários temáticos, de sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante onde participam todos os estudantes e o docente bem como de reuniões individuais do docente com cada um dos CTD.
Acresce a participação em projetos de investigação científica no contexto do treino desportivo em voleibol.
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na capacidade de planear, intervir e avaliar o processo de treino e de competição, as metodologias de ensino aplicadas são interativas. A reflexão individual e em grupo constitui a ferramenta formativa prioritária de forma a possibilitar a crescente autonomização de pensamento e de intervenção dos estudantes a treinador de desporto.
Neste alcance os métodos de ensino a privilegiar patenteiam atividades interativas, consubstanciadas em seminários, sessões de reflexão e discussão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante. Acrescem-se sessões de recolha de dados no âmbito de pesquisas científicas relacionadas com o treino.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 40,00 |
Frequência das aulas | 120,00 |
Realização de Estágio | 80,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 270,00 |
Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: Seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD com o docente e prática profissional; sessões de investigação científica.
Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.
Intervenção no âmbito da condução do treino e competição e em sessões de recolha de dados no âmbito de projetos científico (50%).
Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Para os estudantes acederem à frequência de Metodologia III terão de obter aproveitamento positivo na disciplina de Metodologia II. O aproveitamento na disciplina é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas.
Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.
Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.