Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 653
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Riscos & Desafios - Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais

Código: 653     Sigla: 653

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 25 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -
2
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-05.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover comportamentos de proteção e prevenir comportamentos de risco para a saúde;

Promover a construção de uma rede social de apoio entre estudantes universitários;

Facilitar a adaptação e o sucesso do estudante no contexto universitário;

Desenvolver competências pessoais e interpessoais;

Promover a adoção de estilos de vida saudáveis;

Diminuir as taxas de abandono no primeiro ano de frequência universitária.

Resultados de aprendizagem e competências

São esperadas mudanças positivas nos estudantes em relação ao consumo de substâncias psicoativas, à utilização problemática da Internet, ao envolvimento com o jogo, em vários dos fatores de risco e de proteção associados e em comportamentos promotores de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O processo de Adaptação à Universidade

  2. Desenvolver competências

  3. A Competência Interpessoal

  4. Estados Emocionais

  5. Autonomia e independência

  6. Identidade e autoestima

  7. Otimização do tempo

  8. Integridade e valores

  9. Desenvolver relações pessoais positivas - cooperação

Bibliografia Obrigatória

Margarida G. Matos; Saúde e estilos de vida nos jovens portugueses. ISBN: 972-735-077-1

Observações Bibliográficas

Todo o material de apoio será fornecido aos estudantes em cada sessão.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 As competências são treinadas usando uma combinação de técnicas interativas incluindo a dis­cussão em grupo, os jogos dinâmicos, a demonstra­ção, o brainstorming, a modelagem, o treino comportamental, o feedback, o reforço e a indicação de trabalho de casa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 16,00
Estudo autónomo 65,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação presencial em 80% das sessões

Fórmula de cálculo da classificação final

A assiduidade e participação ativa nas sessões 80%

Relatório de auto-avaliação 20%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 07:36:25 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico