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Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Andebol

Código: 337     Sigla: TDAII

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 10 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

i. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de andebol.
ii. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em andebol.
iii. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
iv. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
v. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Ser capaz de planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino de competição.
- Ser capaz de recorrer a estratégias de reflexão e de ajustamento face aos problemas decorrente da função de treinador.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A disciplina de Metodologia III funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD) de andebol.
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.

Bibliografia Obrigatória

Muller Manfred 070; Balonmano entrenarse jugando. ISBN: 84-8019-258-5
Vila Suárez Helena; Diferencias en la iniciación deportiva entre jugadores y jugadoras en balonmano
Anton Garcia Juan L.; Balonmano. ISBN: 84-8013-153-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos de natureza teórica são abordados através das discussões e reflexões acerca dos casos práticos reais decorrentes de cada centro de treino. Os estudantes são solicitados a partilharem os seus problemas práticos e dificuldades teóricas em grupo o que permite ao professor guiar os alunos na resolução da situação e desenvolver de forma adequada as competências afetas à função de treinador.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: Seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD com o docente e prática profissional.

Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cálculo da classificação final:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossiê de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
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