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Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Voleibol

Código: 336     Sigla: MTDVII

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 12 Plano de Estudos a partir de 2008 3 - 10 -
Licenciatura em Ciências do Desporto 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afectos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Programa

A disciplina de Metodologia II funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD).
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspectiva tão abrangente quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe. Os CTD podem integrar todos os escalões e níveis de prestação desportiva, no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
Em casos verdadeiramente excepcionais será implementado o Plano de Formação Alternativo (PFA) quando não for viável a frequência de CTD para todos os estudantes inscritos. O PFA consiste na realização de trabalhos directamente relacionados com o exercício profissional no domínio do treino desportivo, sob a orientação do docente responsável.
As horas lectivas curriculares (designadas de sessões formais de formação) da disciplina de Metodologia II são ocupadas com a realização de seminários temáticos, de sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante onde participam todos os estudantes e o docente bem como de reuniões individuais do docente com cada um dos CTD e com os estudantes do PFA.

Bibliografia Obrigatória

Selinger Arie; Arie Selinger.s power volleyball. ISBN: 0-312-04915-3
Guidetti Adriano; Pallavolo scolastica e agonistica
Cardinal Charles H. 340; Volley-ball. ISBN: 2-920470-08-6
Herbert Mike; Insights and strategies for winning volleyball , Leisure Press, 1991
Le Moigne Jean-Louis; La^Modelisation des systemes complexes. ISBN: 2-04-019704-4
Le Moigne Jean-Louis; Intelligence des mécanismes, mécanismes de l.intelligence. ISBN: 2-213-01864-01
Lehrer Jonah; Como decidimos?, Lua de Papel, 2010
Taleb Nassim Nicholas; O cisne negro: o impacto do altamente improvavel, Dom Quixote, 2007
Le Moigne Jean Loius; Les Épistemologies Construtivistes , Presses Univeristaires de France, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estrutura de seminário, sessões de reflexão e discussão sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: Seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante com todos os estudantes e o docente; reuniões individuais por CTD ou por grupo de trabalho do PFA com o docente e prática profissional, no caso dos estudantes em regime de CTD.
Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Estudantes em regime de CTD:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).

b) Estudantes que frequentam o PFA:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Trabalho (45%).
- Relatório Individual Final (20%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).

Para os estudantes acederem à frequência de Metodologia III terão de obter aproveitamento positivo na disciplina de Metodologia II. O aproveitamento na disciplina é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas para os estudantes em regime de CTD ou de PFA.

Melhoria de classificação

Para melhoria de nota o aluno terá de realizar todas as componentes de avaliação consideradas.
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