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Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Atletismo

Código: 223     Sigla: 223

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 15 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 10 -
Licenciatura em Ciências do Desporto 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os estudantes de
-vivências específicas
-conhecimento das regras e regulamentos das diversas disciplinas do atletismo
-conhecimentos básicos básicos sobre a técnica das diferentes disciplinas que compõe o sector de velocidade, saltos e lançamentos
- dar iniciação ao controlo e avaliação do treino
- introdução ao treino das várias desciplinas do Atletismo.

Programa

Programa
1 - Avaliação e Controlo do Treino
1.1 - Métodos de avaliação dos níveis de prestação aeróbia.
1.2 - Métodos de avaliação dos níveis de prestação anaeróbia.
1.3 - Validade de fiabilidade dos testes de avaliação aeróbia e anaeróbia.
1.4 - Aplicabilidade prática dos diferentes métodos de avaliação da prestação aeróbia e anaeróbia.

2 - Treino das capacidades motoras
2.1 - Meios de métodos de treino da força aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.2 - Meios de métodos de treino da resistência aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.3 - Meios de métodos de treino da velocidade aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.4 - Meios de métodos de treino da flaxibilidade aplicado às diferentes disciplinas do atletismo

3 - Controlo Motor no Treino no Atletismo
. Modalidade de endurance
. Modalidades de Força e Potência
. Modalidades de Velocidade
4 - Controlo Bioquímico no Treino de Atletismo
5 - Controlo Biomecânico do Treino de Atletismo

6. Pressupostos do Rendimento em Atletismo
- Factores condicionantes do Rendimento Desportivo
- Qual a concepção de rendimento em desporto ?
- Factores intrínsecos (biológicos e psicológicos) e extrínsecos (sociais) conotados com o rendimento desportivo
- O rendimento desportivo numa perspectiva auxológica
- Abordagem fisiológica dos pressupostos de rendimento em Atletismo
7. Abordagem biológica do Atletismo
- Condicionantes bioenergéticas do exercício
- Processo de Fotossíntese
- ATP, a fonte directa de energia do músculo
- As vias de ressíntese do ATP
- O volume e a intensidade da carga como factores determinantes na solicitação energética
- Condicionantes neuro-musculares do exercício.

8. Treino das capacidades motoras
- Treino da Força.
- Métodos para a hipertrofia muscular (Carga constante, Carga Progressiva, Culturista Extensivo, Culturista Intensivo, Isocinético)
- Métodos de treino para a taxa de produção de força (Método Quase Máximo, Método Concêntrico Máximo, Método Excêntrico Máximo, Método Concêntrico/Excêntrico Máximo)
- Métodos mistos (Pirâmide, Búlgaro, Pré-fadiga, etc.)
- Métodos para o ciclo alongamento-encurtamento. Saltos verticais, multisaltos, em profundidade.

9. Indicadores fisiológicos discriminantes da performance.
- Avaliação do metabolismo aeróbio.
- Consumo máximo de oxigénio e performance desportiva.
- Métodos de determinação do VO2max
- Indicadores relativizados ao VO2max
- Tempo limite correspondente ao VO2max (tlimVO2max)
- Velocidade associada ao VO2max (vVO2max)
- Economia de corrida
- Limiar aeróbio-anaeróbio e performance desportiva.
. Determinação do limiar aeróbio-anaeróbio

10. Calibração da carga de treino a partir dos indicadores fisiológicos
- Meios e métodos de treino para desenvolver o VO2max
- Meios e métodos de treino para desenvolver a economia de corrida
- Meios e métodos de treino para desenvolver os indicadores relativizados ao VO2max (Lan, Endurance)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 128,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% do nº de aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:
Testes escritos, cada um a realizar no final de cada aula. No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.No caso de falta a algum dos testes, exige-se a realização de exame final.

Melhoria de classificação

Exame final.
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