Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Atletismo
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os estudantes de
-vivências específicas
-conhecimento das regras e regulamentos das diversas disciplinas do atletismo
-conhecimentos básicos básicos sobre a técnica das diferentes disciplinas que compõe o sector de velocidade, saltos e lançamentos
- dar iniciação ao controlo e avaliação do treino
- introdução ao treino das várias desciplinas do Atletismo.
Programa
Programa
1 - Avaliação e Controlo do Treino
1.1 - Métodos de avaliação dos níveis de prestação aeróbia.
1.2 - Métodos de avaliação dos níveis de prestação anaeróbia.
1.3 - Validade de fiabilidade dos testes de avaliação aeróbia e anaeróbia.
1.4 - Aplicabilidade prática dos diferentes métodos de avaliação da prestação aeróbia e anaeróbia.
2 - Treino das capacidades motoras
2.1 - Meios de métodos de treino da força aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.2 - Meios de métodos de treino da resistência aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.3 - Meios de métodos de treino da velocidade aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
2.4 - Meios de métodos de treino da flaxibilidade aplicado às diferentes disciplinas do atletismo
3 - Controlo Motor no Treino no Atletismo
. Modalidade de endurance
. Modalidades de Força e Potência
. Modalidades de Velocidade
4 - Controlo Bioquímico no Treino de Atletismo
5 - Controlo Biomecânico do Treino de Atletismo
6. Pressupostos do Rendimento em Atletismo
- Factores condicionantes do Rendimento Desportivo
- Qual a concepção de rendimento em desporto ?
- Factores intrínsecos (biológicos e psicológicos) e extrínsecos (sociais) conotados com o rendimento desportivo
- O rendimento desportivo numa perspectiva auxológica
- Abordagem fisiológica dos pressupostos de rendimento em Atletismo
7. Abordagem biológica do Atletismo
- Condicionantes bioenergéticas do exercício
- Processo de Fotossíntese
- ATP, a fonte directa de energia do músculo
- As vias de ressíntese do ATP
- O volume e a intensidade da carga como factores determinantes na solicitação energética
- Condicionantes neuro-musculares do exercício.
8. Treino das capacidades motoras
- Treino da Força.
- Métodos para a hipertrofia muscular (Carga constante, Carga Progressiva, Culturista Extensivo, Culturista Intensivo, Isocinético)
- Métodos de treino para a taxa de produção de força (Método Quase Máximo, Método Concêntrico Máximo, Método Excêntrico Máximo, Método Concêntrico/Excêntrico Máximo)
- Métodos mistos (Pirâmide, Búlgaro, Pré-fadiga, etc.)
- Métodos para o ciclo alongamento-encurtamento. Saltos verticais, multisaltos, em profundidade.
9. Indicadores fisiológicos discriminantes da performance.
- Avaliação do metabolismo aeróbio.
- Consumo máximo de oxigénio e performance desportiva.
- Métodos de determinação do VO2max
- Indicadores relativizados ao VO2max
- Tempo limite correspondente ao VO2max (tlimVO2max)
- Velocidade associada ao VO2max (vVO2max)
- Economia de corrida
- Limiar aeróbio-anaeróbio e performance desportiva.
. Determinação do limiar aeróbio-anaeróbio
10. Calibração da carga de treino a partir dos indicadores fisiológicos
- Meios e métodos de treino para desenvolver o VO2max
- Meios e métodos de treino para desenvolver a economia de corrida
- Meios e métodos de treino para desenvolver os indicadores relativizados ao VO2max (Lan, Endurance)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
128,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% do nº de aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Testes escritos, cada um a realizar no final de cada aula. No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.No caso de falta a algum dos testes, exige-se a realização de exame final.
Melhoria de classificação
Exame final.