Metodologia do Desporto I - Exercício e Saúde
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Metodologia I é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 2º ano da Licenciatura, com início no 2º semestre. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, divididas em 6h de aulas práticas e 2h de teóricas. Nesta disciplina são consideradas diferentes áreas com uma estreita ligação aos domínios de intervenção preferenciais no que toca às propostas de exercício e saúde.
Assim, as aulas práticas incluem as seguintes áreas: Academias, Actividade física para a 3ª idade e Ar livre. As aulas teóricas incluem obviamente todas as áreas referidas anteriormente e ainda um bloco sobre Actividade Física e Obesidade. Todas as áreas são sujeitas a uma avaliação prática e teórica (exame).
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Actividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);
4. Adquirir competências nas Actividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Actividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc.).
5. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes actividades, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática;
6. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de actividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção;
8. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação das diferentes actividades desenvolvidas nesta disciplina.
Programa
Programas das diferentes áreas de intervenção
Conteúdo programático
1. Introdução ao envelhecimento
Tendências demográficas; Conceito de envelhecimento; Etiologia
2. Processo degenerativo
2.1. Alterações física gerais; Alterações antropométricas; Alterações da composição corporal; Alterações ósseas; Alterações articulares; Alterações na pele
2.2. Alterações das capacidades físicas; Resistência aeróbia; Resistência anaeróbia; Força muscular; Flexibilidade articular; Coordenação; Equilíbrio
2.3. Alterações psicológicas
2.4. Alterações sociais
3. Actividade física na 3ª idade
3.1.“Barreiras” para a prática de actividade física
3.2.Principais benefícios da prática de actividade física
3.3.Objectivos dos programas de actividade física
3.4. Aspectos metodológicos no trabalho com idosos; Aspectos a considerar na prescrição do exercício físico no idoso; Papel do professor; Princípios e regras básicas; Programas de actividade física; Sessões de actividade física; Conteúdos das sessões de actividade física: Resistência; Força; Flexibilidade; Coordenação; Equilíbrio; Jogos lúdicos
4. Situações a evitar
5. Introdução à escalada, conceitos e História da modalidade
5.1. Nós fundamentais:
a. Amarração: Oito, nove, sete, coelho, borboleta, União de cordas
b. Pescador duplo, oito invertido, união de fitas;
c. Auto bloqueantes: Prussik e Machard
d. Outros nós: Dinâmico ou UIAA, estático ou cabrestante, mula ou de bloqueio
5.2. Equipamento:
a. Características gerais e manutenção: mosquetões, roldanas, bloqueadores e descensores.
b. Cordas dinâmicas, semi-estáticas e estáticas
c. Outros equipamentos
5.3 Introdução à corrida e Orientação
a. História da Corrida e Orientação
b. Disciplinas da Orientação
c. Técnicas elementares
d. Mapa de orientação e bússola
5.4 Formas de organização das actividades
5.5 Montagem de uma prova de orientação
5.6 Diferentes jogos de iniciação à Corrida e Orientação
a. Jogo dos pontos cardeais
b. Score 100
c. Percurso em linha
d. Estafetas
Actividades de Academia
6.1. Ginásticas de academia
Breve referência histórica, evolução, origem e precursores
Objectivos e conteúdos das actividades de academia
Metodologia das aulas nas academias
Componentes e sequência das aulas
Estrutura de uma aula
Estruturação do aquecimento ou segmento inicial
O ritmo e os componentes musicais
6. 2. Ginástica “aeróbica “
Requisitos específicos para a prática desta actividade; Breve referência aos aspectos fisiológicos ; Selecção musical ; Passos básicos
Análise da estrutura dos movimentos básicos de baixo e alto impacto ; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Estilos de aula
Metodologia de uma aula ; Factores que contribuem para a variação de uma aula
Encadeamento coreográfico, variações, progressões e transições ; Organização de uma aula ; Planeamento: anual, mensal, semanal e diário ; Descriminação de objectivos ; Anotações e simbologia ; Elaboração de estratégias pedagógicas
6. 3. Step training
Selecção musical; Técnica de base ; Passos básicos do step (liderança simples e alternada) ; Aproximações direccionais; Orientações direccionais ; Metodologia de uma aula; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Regras básicas; Combinações ; Encadeamento coreográfico, variações, progressões e transições
6. 4. Hidroginástica
Breve referência às propriedades físicas da água ; Objectivos desta actividade ; Selecção musical ; Metodologia de uma aula ; Critérios de êxito ; Erros mais frequentes ; Postura e técnica ; Selecção de exercícios ; Modificações de intensidade ; Criação de variedade ; Sequência ; Alongamentos e relaxamento
6.4 Musculação
Considerações gerais ; Evolução histórica ; Relação da musculação com o sexo e idade ; Os grupos musculares e a musculação ; Metodologia do treino da força ; Princípios gerais do treino desportivo Vs musculação.
Bibliografia Obrigatória
Blair Steven N. 070;
Active living every day. ISBN: 0-7360-3701-2
Bouchard Claude 340;
Physical activity, fitness and health. ISBN: 0-87322-470-1
Spirduso Wannen W. 340;
Physical activity and aging. ISBN: 0-87322-220-2
Spirduso Waneen Wyrich;
Physical dimensions of aging. ISBN: 0-87322-323-3
Williams Mark A.;
Exercise testing and training in the elderly cardiac patient. ISBN: 0-87322-621-6
Shephard Roy;
Aging, physical activity and health. ISBN: 0-87322-889-8
Armstrong Neil;
Young people and physical activity. ISBN: 0-19-262659-0
Malina Robert M.;
Growth, maturation, and physical activity. ISBN: 0-87322-321-7
Shephard Roy J.;
Physical activity and growth. ISBN: 0-8151-7643-0
Welk Gregory J. 340;
Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Welk Gregory J. 340;
Fitnessgram reference guide
Silva Francisco 070;
Segurança em actividades de aventura. ISBN: 972-8460-12-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
Trabalho individual e de grupo.
Software
Microsoft Office
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
128,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 70% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nas aulas práticas:
Exame prático final – 60%
Aplicação dos conhecimentos no contexto do ensino/aprendizagem 20%
Participação/interesse/assiduidade - 20%
Nota mínima em cada item - 7.5 valores
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores.
Nas aulas teóricas:
Exame Final com nota mínima de 7.5 valores
A Nota final será a média aritmética da parte teórica e da parte prática, sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.