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História do Desporto

Código: 112     Sigla: 112

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 164 Plano de Estudos a partir de 2008 1 - 3 30 81
Licenciatura em Ciências do Desporto 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões actuais do desporto e os horizontes do seu desenvolvimento. Procura-se ainda que os estudantes identifiquem a bibliografia fundamental, as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objectivos da unidade curricular:
1) Reflectir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.

Programa

Temas do programa
1 - A HD como disciplina científica. Da teoria da Educação Física (EF) às Ciências do Desporto (CD). A História do Desporto como subdisciplina das CD.
2 - Teorias sobre a origem do desporto. A complexidade do conceito desporto.
3 - O desporto nas primeiras civilizações: Mesopotâmia, Egipto e China.
4 - O desporto no mundo clássico: civilizações grega e romana. Esparta e Atenas. Principais festivais desportivos na Grécia. Jogos Olímpicos da Antiguidade. Roma e principais manifestações desportivo-corporais.
5 - Entre o mundo clássico e a revolução industrial: a Idade Média - EF e valores corporais. O Renascimento e as posições dos humanistas perante a educação corporal. Principais autores do Renascimento relacionados com a EF. Actividades físicas e desporto no Antigo Regime.
6 – Nascimento do desporto moderno. Expansão e consolidação do desporto moderno. Os Jogos Olímpicos Modernos.
7 - EF e desporto em Portugal. Origem e desenvolvimento da EF em Portugal. A emergência do sistema desportivo.
8 – Do século XX ao século XXI. Novas manifestações sócio-culturais do desporto.

Bibliografia Obrigatória

Mandell Richard D.; Historia cultural del deporte. ISBN: 84-7290-047-9
Monroy Antón Antonio J.; Historia del deporte. ISBN: 978-84-9823-222-6
Rodríguez López Juan; Historia del deporte. ISBN: 978-84-95114-37-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apesar da natureza formal das aulas ser teórica, a metodologia de ensino procura centrar-se no estudante, desenvolvendo a necessidade de pesquisa e reflexão crítica sobre os temas tratados. Conciliam-se aulas de exposição oral da matéria por parte da professora e conferências proferidas por convidados, com aulas de intervenção directa dos estudantes, por meio da dinamização de painéis de discussão, análise e debate de textos, gravuras e filmes históricos especializados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Para obter a frequência é necessário estar presente com participação activa em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
Tem dispensa de frequência o estudante que a tiver obtido no ano lectivo anterior.
Para os estudantes abrangidos pela legislação relativa a regimes especiais de frequência, será exigida a realização de uma prova especial que demonstre os conhecimentos e competências relativos aos objectivos e conteúdos da disciplina.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média aritmética dos dois testes realizados, sendo que se estabelece como mínima a classificação de 9.5 valores.
Nota do exame escrito.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação consistirá em dois testes escritos, que se realizarão no período de aulas. Nota mínima de cada teste: igual ou superior a 7.5 valores.
Para os alunos que não obtenham classificação final (média aritmética dos dois testes) igual ou superior a 9.5 valores, será realizado um exame final escrito, a decorrer na época normal de exames do 1º semestre. Nota mínima do exame escrito: igual ou superior a 9.5 valores.
Não está prevista a figura de exame oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

Melhoria de classificação

Melhoria da classificação dos testes: através de um trabalho de revisão bibliográfica de um tema proposto pela docente (a ser entregue na data do exame final da época normal do 1º semestre).
Melhoria da classificação do exame final: insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.
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