Resumo: |
O relevante e sintomático debate, estimulado por católicos e protestantes, polarizado em torno da religião e do papel que esta terá exercido no domínio da emancipação ou repressão feminina, tem sido convocado por autores, como Natalie Zemon Davis. Esta autora, estudando a adesão das mulheres de Lyon ao calvinismo, sustentou já que aquelas alcançaram uma outra «dignidade», na medida em que lhes era permitido ler a Bíblia, na companhia do marido, com igual liberdade de interpretação, mas perderam em auto-determinação, pois foram privadas da frequência de instituições, como os mosteiros e os colégios, que constituíram espaços de exercício do «poder» feminino, assim como de gestão de uma certa «liberdade». A constatação tecida por Zemon Davis configurou-se como o ponto de partida para a nossa reflexão em torno da importância e da pertinência do estudo de bibliotecas monásticas do Antigo Regime: Poder-se-á delinear um perfil de livraria monástica tendo como base um perfil de género? O género poderá funcionar como um elemento de diferenciação/distinção, no que diz respeito à escolha, compra, posse e leitura dos livros que constituíam estas livrarias monásticas? O claustro pode ter ou não condicionado a construção de género e quais terão sido as suas repercussões na contemporaneidade?
Tendo como objectivo principal determinar a possibilidade de existência de um «perfil» masculino e feminino de construção de biblioteca monástica, a investigação a ser desenvolvida ao longo deste projecto centrará a sua atenção nas colecções bibliográficas pertencentes a duas casas religiosas: o mosteiro masculino de S. Miguel de Refojos de Basto e o mosteiro feminino do Salvador de Vairão, ambos beneditinos.
Partindo da transcrição e análise de inventários, catálogos e outra documentação, a investigação a desenvolver visará o estudo de manuscritos e impressos pertencentes a 6 campos científico-literários: (a) Teologia e Espiritualidade; (b) História; (c) Literatura; (c) Filosofia e Enci |
Resumo O relevante e sintomático debate, estimulado por católicos e protestantes, polarizado em torno da religião e do papel que esta terá exercido no domínio da emancipação ou repressão feminina, tem sido convocado por autores, como Natalie Zemon Davis. Esta autora, estudando a adesão das mulheres de Lyon ao calvinismo, sustentou já que aquelas alcançaram uma outra «dignidade», na medida em que lhes era permitido ler a Bíblia, na companhia do marido, com igual liberdade de interpretação, mas perderam em auto-determinação, pois foram privadas da frequência de instituições, como os mosteiros e os colégios, que constituíram espaços de exercício do «poder» feminino, assim como de gestão de uma certa «liberdade». A constatação tecida por Zemon Davis configurou-se como o ponto de partida para a nossa reflexão em torno da importância e da pertinência do estudo de bibliotecas monásticas do Antigo Regime: Poder-se-á delinear um perfil de livraria monástica tendo como base um perfil de género? O género poderá funcionar como um elemento de diferenciação/distinção, no que diz respeito à escolha, compra, posse e leitura dos livros que constituíam estas livrarias monásticas? O claustro pode ter ou não condicionado a construção de género e quais terão sido as suas repercussões na contemporaneidade?
Tendo como objectivo principal determinar a possibilidade de existência de um «perfil» masculino e feminino de construção de biblioteca monástica, a investigação a ser desenvolvida ao longo deste projecto centrará a sua atenção nas colecções bibliográficas pertencentes a duas casas religiosas: o mosteiro masculino de S. Miguel de Refojos de Basto e o mosteiro feminino do Salvador de Vairão, ambos beneditinos.
Partindo da transcrição e análise de inventários, catálogos e outra documentação, a investigação a desenvolver visará o estudo de manuscritos e impressos pertencentes a 6 campos científico-literários: (a) Teologia e Espiritualidade; (b) História; (c) Literatura; (c) Filosofia e Enciclopédias; (d) Direito (canónico e civil); (e) Ciência, de molde a determinar em que medida os mosteiros masculinos e femininos foram centros de difusão de um saber que obedecia a paradigmas de conhecimento diferente em função do género. O projecto tentará determinar em que medida o mosteiro do Salvador de Vairão desempenhou um papel importante no domínio da divulgação de paradigmas de pedagogia feminina em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à coagulação de um modelo de educação «católica» de longa duração. Um dos objectivos deste projecto é, assim, equacionar a dimensão relacionada com a «fixação» de programas de educação e de alfabetização direccionados para as religiosas, no sentido de perceber os moldes em que se desenvolve este processo, assim como a importância de que se reveste a aquisição do saber e como esta dimensão se declina na moldura do exercício do poder, que se poderá revestir de múltiplos matizes: ao nível da administração das casas religiosas, da formação de noviças, da escrita. Deste modo, importará não perder de vista a importância que o livro e a cultura escrita alcançam no domínio da educação feminina, na medida em que se configuram como aspectos fundamentais no sentido da determinação de formas e modelos de vida especificamente femininos, com repercussões ao nível dos modos de pensar o feminino em Portugal. De outra parte, o estudo que permita auscultar a presença de livros em latim e de livros em vernáculo poderá também permitir-nos delinear um perfil de biblioteca masculina e de biblioteca feminina.
Deste modo, o projecto configurar-se-á como um observatório para: (1) o estudo de 2 bibliotecas de mosteiros ativos no Norte de Portugal durante vários séculos, (2) o desenvolvimento de uma metodologia para o estudo interligado da documentação sobre livros, dos próprios livros, dos usos do livro em múltiplas funções, (3) a compreensão da existência de um «perfil» de biblioteca monástica masculina e feminina, considerando a problemática em torno do género como aspecto diferenciador (4) a utilização de recursos informáticos avançados para reconstituir virtualmente as coleções das bibliotecas, (5) a formação de investigadores e o desenvolvimento de uma equipa multidisciplinar que contribua de modo inovador para as tendências atuais da investigação sobre a história da língua, do livro e da leitura, (6) a interação com as autarquias locais onde eles se localizam, (7) a organização de encontros científicos internacionais e a publicação em open access dos resultados da investigação (8) a difusão de conhecimento para um público alargado, em colaboração com as autarquias locais. O projecto será desenvolvido pelo CITCEM, unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto que, alicerçada numa sólida trajetória de impacto e cooperação regional, continua plenamente empenhada em continuar a fomentar compromissos significativos entre investigação académica de ponta e envolvimento da comunidade. |