Resumo: |
O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais (RGDP) a vigorar a partir de maio de 2018 acrescenta desafios adicionais às instituições de saúde, já confrontadas com enormes desafios decorrentes de Sistemas de Informação de Saúde muito heterogéneos e cada vez mais especializados nos diferentes departamentos hospitalares.
Com a enorme quantidade de aplicações nos ambientes hospitalares não é fácil manter um registo único de atividade dentro dos sistemas nem garantir a rastreabilidade das ações dos vários intervenientes nos processos de saúde, quer dentro da instituição, quer no seu relacionamento com instituições externas, o que dificulta a demonstração do cumprimento das obrigações legais decorrentes do RGPD.
Com a realização do projeto "Repositório centralizado de logs HS.REGISTER para rastreabilidade na Saúde" pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implementar em contexto real de utilização numa instituição de saúde o repositório centralizado de logs HS.REGISTER para centralização dos logs - Validação de viabilidade técnica;
- Realizar um estudo de análise de impacto da privacidade do HS.REGISTER ao nível da informação recolhida, tendo em vista demonstrar a conformidade com o RGPD - Validação de viabilidade legal ao nível da privacidade;
- Desenvolver dashboards com base na informação recolhida pelo integrador HS.REGISTER, específicos para apoiar a monitorização da rastreabilidade da informação, alinhados com o cumprimento das obrigações legais decorrentes do RGDP e com a realidade da instituição de saúde - Evolução para alinhamento com o RGDP.
O projeto visa demonstrar que a implementação da solução HS.REGISTER numa instituição de saúde permite endereçar os seguintes domínios:
- Gestão dos principais eventos relevantes para o bom funcionamento dos sistemas;
- Rastreabilidade da informação;
- Suporte à operação do Serviço de informática;
- Gestão e monitorização de níveis de suporte dos forneced |
Resumo O novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais (RGDP) a vigorar a partir de maio de 2018 acrescenta desafios adicionais às instituições de saúde, já confrontadas com enormes desafios decorrentes de Sistemas de Informação de Saúde muito heterogéneos e cada vez mais especializados nos diferentes departamentos hospitalares.
Com a enorme quantidade de aplicações nos ambientes hospitalares não é fácil manter um registo único de atividade dentro dos sistemas nem garantir a rastreabilidade das ações dos vários intervenientes nos processos de saúde, quer dentro da instituição, quer no seu relacionamento com instituições externas, o que dificulta a demonstração do cumprimento das obrigações legais decorrentes do RGPD.
Com a realização do projeto "Repositório centralizado de logs HS.REGISTER para rastreabilidade na Saúde" pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implementar em contexto real de utilização numa instituição de saúde o repositório centralizado de logs HS.REGISTER para centralização dos logs - Validação de viabilidade técnica;
- Realizar um estudo de análise de impacto da privacidade do HS.REGISTER ao nível da informação recolhida, tendo em vista demonstrar a conformidade com o RGPD - Validação de viabilidade legal ao nível da privacidade;
- Desenvolver dashboards com base na informação recolhida pelo integrador HS.REGISTER, específicos para apoiar a monitorização da rastreabilidade da informação, alinhados com o cumprimento das obrigações legais decorrentes do RGDP e com a realidade da instituição de saúde - Evolução para alinhamento com o RGDP.
O projeto visa demonstrar que a implementação da solução HS.REGISTER numa instituição de saúde permite endereçar os seguintes domínios:
- Gestão dos principais eventos relevantes para o bom funcionamento dos sistemas;
- Rastreabilidade da informação;
- Suporte à operação do Serviço de informática;
- Gestão e monitorização de níveis de suporte dos fornecedores (SLA);
- Qualidade de dados. |