![]() |
2º Ciclo em Actividade Física para a Terceira IdadeCentro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer - CIAFEL |
O envelhecimento é um dos fenómenos que mais se evidencia nas sociedades atuais. A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida desta população, por parte de diferentes entidades, é cada vez mais notório. Entre outras, o exercício físico regular tem sido descrito como um excelente meio de atenuar a perda funcional atribuível à idade. Assim, a prática regular e controlada de exercícios físicos torna-se determinante para este escalão etário. É necessário proporcionar aos idosos um fácil e adequado acesso a práticas de atividade física que contribuam para a sua saúde e qualidade de vida.
Em harmonia com esta intenção genérica de promoção da saúde e qualidade de vida, que segundo decisão nº645/96/CE do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa é considerada uma das ações prioritárias, e dados os problemas emergentes ao aumento do número de pessoas idosas, foi criado em 1988 pelo Governo Português a Comissão Nacional para a Política da Terceira Idade.
No ano de 1999 foi proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Pessoas Idosas e na resolução 47/48 ficaram definidos os princípios que devem garantir aos cidadãos mais velhos a possibilidade de viverem melhor e que se traduzem na “dignidade, autonomia, desenvolvimento pessoal, acesso a cuidados de saúde e participação social” .
Estas orientações não se devem, contudo, circunscrever ao mero âmbito governamental, mas devem apelar fundamentalmente ao envolvimento do cidadão e da sociedade no processo de suporte social para com o idoso. E é aqui que a Escola, a Faculdade, a Universidade, devem constituir-se como contexto privilegiado de importância vital na formação do cidadão. Este 2º ciclo de estudos na área de Atividade Física para a 3ª Idade visa formar e sensibilizar os futuros profissionais para esta nova área profissional de valor acrescido, estando, assim, enquadrada num contexto com inequívoco interesse social.
De acordo com o reconhecimento científico e social sobre a problemática do envelhecimento, com a preocupação com qualidade de vida dos idosos, e sabendo-se dos benefícios da atividade física neste âmbito justifica-se plenamente a existência de um 2º ciclo de estudos que contemple informação e formação no domínio da avaliação, prescrição e promoção de programas de atividade/exercício físico direccionados para a terceira idade, correspondendo às exigências e capacitação de formação de profissionais no domínio do desporto e de outras áreas da saúde.
Este 2º ciclo de Atividade Física para a Terceira Idade, aparece então, como forma de dar resposta a uma necessidade cada vez mais evidente da sociedade, e assim, dar resposta a um novo e importante campo de trabalho para os futuros profissionais de exercício físico. Com a criação desta 2º ciclo de estudos, pretendeu-se alargar e desenvolver métodos de intervenção que pudessem satisfazer as mais recentes necessidades de formação dos estudantes.
O 2º Ciclo de estudos em Atividade Física para a 3ª Idade da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), constitui, assim, um curso de estudos aprofundados na área da Atividade Física na 3ª Idade. Este curso pretende promover o conhecimento e interesse pelo exercício, intimamente ligado à promoção da saúde e bem-estar dos idosos, ou seja, como uma atividade fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população idosa. Os conteúdos ministrados neste curso enquadram-se, então, no âmbito genérico da promoção da saúde da população idosa, utilizando a atividade física como substância de intervenção. Assim, os seus objetivos centram-se fundamentalmente em:
O 2º ciclo surge na sequência vertical, natural da opção de Desporto de Recreação e Tempos Livres (DRTL) do 1º ciclo de estudos, de forma a garantir a exigência e a qualidade científico-pedagógica na área em causa. Este 2º ciclo tem ainda uma articulação vertical com o 3º ciclo de estudos na área da atividade física e saúde.
Neste sentido e entendendo que a base deste 2º ciclo de estudos na área da Atividade física para a 3ª Idade se centra, por uma lado, na operacionalização dos conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo na opção de DRTL e por outro lado, na formação científica como um elemento de interface essencial para o 3º ciclo de estudos na área da Atividade Física e Saúde, será dada aos estudantes duas possibilidades: (i) optarem pela vertente profissionalizante, através de um estágio profissional tutorado que pressupõe a aplicação sob supervisão, em situação real de planificação, orientação e execução do exercício perante uma classe de idosos, ou (ii) optarem pela via científica, através da realização de uma dissertação.
Este curso permitirá, assim, aos alunos estudar e confrontar não apenas as bases teóricas e científicas do exercício e da saúde dos idosos mas compreender, também, como prescrever, desenvolver e promover intervenções no âmbito da atividade física na 3ª idade.