Metodologia do Desporto III -Treino Desportivo - Ginástica
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da Ginástica.
Integrar o estudante na equipa técnica de um clube (colaboração), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional.
Conduzir o processo de treino em regime de Centro de Treino – CT, através da orientação de ginastas em treino e em competição.
Desenvolver e aplicar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do processo de treino em Ginástica.
Adquirir conhecimentos teóricos complementares face ao conjunto de limitações, obstáculos ou dificuldades decorrentes da aplicação prática.
Desenvolver as competências necessárias para a organização de uma competição oficial de Ginástica.
Resultados de aprendizagem e competências
Saber avaliar o contexto desportivo da Ginástica.
Demonstrar competências profissionais que permitam a condução e a gestão do processo de treino em Ginástica.
Conhecer e aplicar as diferentes fases do planeamento: anual, mensal, semanal e sessão de treino, bem como, as etapas de preparação, realização, avaliação e reformulação.
Saber intervir no âmbito do planeamento, condução, controlo e avaliação do treino desportivo em Ginástica.
Saber utilizar conhecimentos complementares que permitam a criação de estratégias de intervenção.
Demonstrar conhecimentos relativos à organização de uma competição de Ginástica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A disciplina decorre em regime de formação em exercício, ou seja, condução do processo de treino em regime de Centro de Treino (CT) Desportivo, tutorada por um treinador devidamente habilitado e supervisionada pelo(s) docente(s) responsável.
Para tal o estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube, sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respetivo exercício profissional.
Semanalmente os estudantes dos diferentes CT reúnem-se em sessões, onde são desenvolvidos temas relativos ao treino dos ginastas, e apreciados os desempenhos em treino e competição.
Programa
1. Caracterização da realidade
1.1. Institucional
1.2. Material
1.3. Humana
2. Organização do processo de intervenção no terreno
2.1. Estruturação/identificação da classe
2.2. Análise do calendário desportivo
2.3. Identificação do nível de desempenho dos atletas
2.4. Formulação de objectivos (formação, preparação e competição)
2.5. Estruturação das progressões de ensino dos elementos técnicos
2.6. Planeamento e periodização do processo de treino
2.7. Periodização do treino em ginástica
2.8. Determinação da extensão do macrociclo, mesociclos e microciclos
2.9. Planos de treino
3. Intervenção e condução do processo de treino
3.1. Orientação dos ginastas (treino e competição)
3.2. Gestão do processo de treino
3.3. Estruturação temporal da sessão de treino
3.3.1. Duração da sessão de treino
3.3.2. Distribuição das componentes de treino
3.3.3. Compreender a adaptação do treino em função do volume e da intensidade (tarefas de observação)
3.4. Avaliação e controlo do treino
4. Organização de uma competição oficial de Ginástica
4.1. Torneio “GimnoJúnior”
Bibliografia Obrigatória
American Coaching Effectiveness Program;
Rookie coaches gymnastics guide. ISBN: 0-87322-390-X
Ed. Jemni, Monèm;
The science of gymnastics. ISBN: 978-0-54991-2
Gluck Myke;
Mechanics for gymnastics coaching. ISBN: 0-398-04559-3
Sands W.A.;
Scientific aspects of women.s gymnastics. ISBN: 3-8055-7476-2
Canalda Llobet Anna;
Gimnasia rítmica deportiva. ISBN: 978-84-8019-335-2
Lisitskaya Tatiana;
Gimnasia ritmica. ISBN: 84-8019-187-2
Arkaev L. I.;
How to create champions. ISBN: 1-84126-141-6
Christopher Sommer; Building the Gymnastic Body: The science of gymnastics strength training, Olympic Bodies, LLC, 2008. ISBN: 978-0-9821253-0-4
Low Steven;
Overcoming gravity. ISBN: 978-146-7933124
Gerald S. George; Championship Gymnastics: Biomechanical Techniques for shaping winners, Designs for wellness Press, 2010. ISBN: 978-0-9641952-9-5
American Sports Education Program with USA Gymnastics; Coaching Youth Gymnastics, Human Kinetics, 2011. ISBN: 978-0736084031
Keith Russell; BasicGYM - Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora, Federação de Ginástica de Portugal, 2010. ISBN: 978-989-96925-0-3
Carrasco Roland;
Gymnastique pédagogie des agrés. ISBN: 2-7114-0697-0
Smolevskiy Vladimir;
Tratado general de gimnasia artistica deportiva. ISBN: 84-8019-294-1
Jastrjembskaia Nadejda;
Rhythmic gymnastics. ISBN: 0-88011-710-9
Canalda Llobet Anna;
Gimnasia rítmica deportiva. ISBN: 978-84-8019-335-2
Carrasco Roland;
Gymnastique aux agrés. ISBN: 2-7114-0788-8
Bompa Tudor O.;
Periodization. ISBN: 0-88011-851-2
keith Russell; Artistic Gymnastics, Ruschkin Publishing, 2009. ISBN: 978-0-0920611-38-8
Flavio Bessi; El mundo de la Gimnasia artística en teoría y práctica, Editorial Dunken, 2016. ISBN: 978-987-02-8931-9
Bibliografia Complementar
Price Robert G.;
The^ultimate guide to weight training for gymnastics. ISBN: 1-932549-13-7
Laurita M. Schiavon; Thomas Heinen; Marco A. C. Bortoleto; Myrian Nunomura; Eliana de Toledo; High Performance: Gymnastics, Arete Verlag, 2014. ISBN: 978-3-942468-30-5
Sáez Pastor Francisco;
Gimnasia artística. ISBN: 84-9742-046-2
Brown Heather;
How to improve at gymnastics. ISBN: 13-978-1-84696-949-2
Readhead Lloyd;
Manual de entrenamiento de gimnasia masculina. ISBN: 84-8019-068-X
Elisa Estape Tous;
La^acrobacia en gimnasia artistica. ISBN: 84-9729-007-0
Elisa Estape;
Las^habilidades gimnasticas y acrobaticas en el ambito educativo
Francisco Sáez Pastor;
Gimnasia artística. ISBN: 84-9742-046-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular de Metodologia III – Ginástica, congrega as seguintes componentes de trabalho:
- exposição teórica de conteúdos;
- análise e discussão de documentos;
- participação em seminários e sessões práticas;
- organização e concretização do torneio "GimnoJúnior";
- formação em exercício profissional tutorado e supervisionado num clube de ginástica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
120,00 |
Realização de Estágio |
150,00 |
Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
Presença em:
(i) pelo menos 75% das aulas leccionadas;
(ii) 3 unidades de treino por semana durante toda a época desportiva de funcionamento do CT;
(iii) em todas as competições em que o CT participe realizadas na área do Grande Porto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CT os seguintes elementos:
- Compeonente prártica (50%) - inclui tarefas da condução do treino, organização de competições, participação em sessões práticas e realização de fichas teste. Nesta avaliação estão incluídos os pontos i, ii e iii, referentes à obtenção de frequência.
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).