Exercício nas doenças músculo-esqueléticas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CAFES |
27 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
45 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Aprofundar conhecimentos de fisiopatologia e prescrição de exercício utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de intervenção dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Aprofundar conhecimentos de fisiopatologia e prescrição de exercício utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de intervenção dos estudantes.
No final da UC, o estudante deverá:
- Conhecer a fisiopatologia de um conjunto de doenças musculo-esqueléticas, manifestações clínicas, critérios de diagnóstico, tratamentos e seus principais efeitos adversos;
- Compreender as suas repercussões na tolerância ao exercício;
- Compreender riscos e benefícios do exercício no seu tratamento e prevenção;
- Avaliar a prontidão para o exercício, identificar contraindicações e riscos de eventos adversos;
- Aplicar metodologias de avaliação fisiológica e psicológica;
- Criar e aplicar programas de exercício, baseados em evidência científica, adequados às necessidades, capacidades e limitações dos portadores destas patologias;
- Compreender, comunicar e trabalhar eficazmente em equipas multidisciplinares com diferentes profissionais de saúde envolvidos no tratamento destas doenças.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Patologias a abordar:
1.1. Sarcopenia
1.2. Osteoporose
1.3. Osteoartrose
1.4. Artrite reumatoide
1.5. Fibromialgia
1.6. Tendinopatias
1.7. Raquialgias
2. Definição e epidemiologia
3. Fisiopatologia
4. Critérios de diagnostico, apresentação clínica e bases do tratamento e seus principais efeitos adversos
5. Segurança e eficácia do exercício físico como estratégia preventiva e terapêutica
6. Avaliação da prontidão para a prática de exercício físico
7. Recomendações práticas para a prescrição de exercício físico
Bibliografia Obrigatória
Jonathan N. Myers;
ACSM.s resources for clinical exercise physiology. ISBN: 0-7817-3502-5
Jonathan K. Ehrman;
Clinical exercise physiology. ISBN: 978-1-4504-1280-3
Walter R. Thompson;
ACSM.s clinical exercise physiology. ISBN: 978-1-4963-8780-6
Peter Brukner;
Clinical sports medicine. ISBN: 0-07-452852-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão de carácter teórico-prático e de seminário, permitindo a transmissão dos conteúdos necessários bem como a exercitação e a consolidação dos conhecimentos através da interpretação e discussão de casos-clínicos contextualizados ao tema de cada aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
8,00 |
Frequência das aulas |
32,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Trabalho escrito |
1,00 |
Total: |
45,00 |
Obtenção de frequência
- Classificação final ≥9.5 valores
- Classificação na avaliação teórica ≥ 9.5 valores
- Assiduidade ≥75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
AP (Avaliação prática) = Elaboração, apresentação e discussão de um caso clínico
AT (Avaliação teórica) = Exame final
Classificação final = APx0,3 + ATx0,7
Melhoria de classificação
Poderá ser requerida melhoria de classificação apenas à componente AT da classificação final.
O exame da época de recurso para obtenção de aprovação ou melhoria de classificação terá o formato de "prova oral".