Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CGD |
44 |
Plano Oficial (2016/17 até ) |
1 |
- |
3 |
28 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O módulo de Dinâmicas de Grupo visa: i) promover a comunicação, o conhecimento interpessoal e a melhoria das relações na turma; e ii) envolver os estudantes numa reflexão acerca de si e da turma, definindo objetivos e estratégias para a intervenção.
O módulo de Liderança visa: i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios da liderança; e ii) preparar os estudantes para uma seleção fundamentada de metodologias a adotar nas diferentes situações nos seus domínios de intervenção.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão desta UC, os estudantes devem ser capazes de:
i) desenvolver a compreensão de dinâmicas de grupo
ii) desenvolver uma compreensão de como trabalham em grupo
iii) identificar e explicar os papéis necessários em grupos e organizações desportivas
iv) identificar, avaliar e sugerir soluções para problemas encontradas em contextos de comunicação de grandes grupos
v) exibir conhecimento e compreensão de modelos de liderança
vi) aplicar diferentes métodos de liderança, dependendo de diferentes exigências, para indivíduos e grupos
vii) transformar o conhecimento teórico em prático e usar o conteúdo teórico para analisar a prática, aplicando as experiências aprendidas para melhorar as suas organizações.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Dinâmicas de grupo
1. Atividades ‘Quebra-Gelo’ (importância, regras).
2. Tipos de dinâmicas de grupo.
3. Processos de grupo (conceitos, desempenho em grupos, processos de influência social)
II. Liderança
1. Conceito de liderança
2. Abordagens teóricas e concetuais.
3. Princípios, estilos e eficácia da liderança.
Bibliografia Obrigatória
Chelladurai, P. (; Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective (3rd ed.)., 2009
Parkhouse, B. L.; The management of sport: Its foundation and application (4th ed.)., 2008
Corrêa de Mattos, D.; Figueiredo da Silva, C. A.; Sarmento Rebocho Lopes, J. P.; Capinussú, J. M.; O esporte náutico e a dinâmica da hélice tríplice no projeto Grael: um estudo de caso., 2010
Cyrineu, José Cláudio; Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial., 2005
Figueiredo da Silva, C.; Sarmento Rebocho Lopes, J.; Araújo Netto, J.; Educação física, desenvolvimento e inovação: o argumento da hélice tríplice., 2010
Chiavenato Idalberto;
Recursos humanos. ISBN: 85-224-2544-2
Jowett, S., & Lavallee, D.; Social psychology in sport., 2007
Bibliografia Complementar
Kormelink Henny;
Team building. ISBN: 0-9651020-7-6
Schellenberger Hans 220;
Psychology of team sports. ISBN: 0-920905-08-0
Flaherty, J.; Coaching: Evoking excellence in others (3rd ed.)., 2010
Toll, C. ; The literacy coach’s survival guide: Essential questions and practical answers., 2005
Gandin, Danilo.; A prática do planejamento participativo., 2001
Cruz José Fernando 340;
Manual de psicologia do desporto. ISBN: 972-96044-3-6
Cartwright D., & Zander A.; Group dynamics, 1998
Chelladurai, P.; Human resource management in sport and recreation (2nd ed.), 2006
Kouzes, J. M., & Posner, B. Z. (; The leadership challenge (4th ed.)., 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente 2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos 3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes 4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem; 5º Seminários.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para poderem ser aprovados à UC , os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas/ horas leccionadas;
ii) classificação mínima de 47.5% do valor correspondente em cada um dos testes.
Fórmula de cálculo da classificação final
O método de avaliação tem por base a realização de dois testes de avaliação, uma para o módulo de 'Dinâmicas de grupo' e outro para o módulo de 'Liderança". Em qualquer um dos testes, a classificação não poderá ser inferior a 47.5% do valor correspondente.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto
Melhoria de classificação
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.