Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 123
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Gestão das Organizações Desportivas

Código: 123     Sigla: 123

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 237 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 4 45 108

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Apresentar aos alunos os princípios fundamentais da atividade do Gestor Desportivo

Motivar os interessados nesta área a continuarem os estudos na opção complementar de Gestão Desportiva

Dominar os conhecimentos básicos que garantem a compreensão do funcionamento do sistema desportivo português

Dominar os pressupostos teóricos básicos das áreas do desenvolvimento organizacional, do marketing e da gestão de eventos desportivos

Desenvolver competências práticas no âmbito de projetos de atividades, planos de marketing, conceção e realização de eventos desportivos

Resultados de aprendizagem e competências

Domínar o conceito da Gestão Desportiva e todos os seus Stakeholders.

Conhecer o percursso histórico das teorias organizacionais e dominar os seus principais factores diferenciadores.

Reconhecer e o controlar todas as fases, etapas e operações de um evento desportivo.

Dominio dos conceitos básicos de marketing.

Elaboração de comunicações multimedia.

Conceber e reconhecer estratégias de marketing pessoal

Capacidade de realizar um plano de Marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Conceito de gestão desportiva
2- Teorias do desenvolvimento organizacional
3- Marketing Desportivo
4- Estrutura do sistema desportivo português
5- Desenvolvimento pessoal
6- Perfil de funções do gestor desportivo
7- Gestão de Eventos Desportivos

Bibliografia Obrigatória

Pires Gustavo; Gestão do desporto
Mintzberg Henry; Estrutura e dinâmica das organizações. ISBN: 972-20-1147-2
Correia Abel 340; Gestão de eventos desportivos. ISBN: 972-8460-26-0
DaCosta Lamartine 340; Legados de megaeventos esportivos
Davi Rodrigues Poit; Organização de Eventos Esportivos, Phorte Editora, 2006. ISBN: 857655050-4
Pedro Sarmento de Rebocho Lopes; O conceito de Gestão Desportiva – âmbitos de intervenções e perfil de funções, Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2011
Pedro Sarmento de Rebocho Lopes; Uma experiência do Dirigismo Desportivo – FPH 2004-2008, Edição Federação Portuguesa de Hóquei, 2008
Pedro Sarmento ; Uma visão “muito particular” da Gestão Desportiva, Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto, 2004
Sarmento, J.; Pinto, A.; Costa, C. P.; Silva, C. A. F.; O evento desportivo como factor de desenvolvimento, RIGD, 2011

Bibliografia Complementar

Fabrizio Macchioni; Organizziamo un Evento Sportivo, SIAE, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo, problematização e trabalhos em grupo

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Ciência das organizações
Ciências Sociais > Economia > Marketing > Marketing internacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 8,00
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Realização de dois testes escritos: a marcar no início das aulas;
Participação nas aulas práticas;
Elaboração do trabalho de grupo;
Quem não obtiver a classificação mínima de 7,5 em cada teste terá de se submeter a exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = 50% da classificação teórica + 50% da classificação prática

Avaliação teórica = média dos dois testes escritos
Avaliação prática = elaboração do trabalho prático e sua apresentação oral
Nenhuma das componentes pode ser inferior a oito valores

Provas e trabalhos especiais

Elaboração de um plano de marketing

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-16 às 20:23:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias