Organização de programas de exercício clínico e aspetos éticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CAFES |
31 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
20 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos da unidade curricular:
1. Estabelecer o significado e utilidade do exercício clínico no âmbito das doenças crónicas; 2) Contextualizar a área de atuação do profissional do exercício físico no seio de equipas multidisciplinares; 3) Adquirir e compreender os conceitos relacionados com ética, deontologia e qualidade profissional; 4) Demonstrar a necessidade de realizar uma prática baseada na evidência; Compreender a estrutura e modo de funcionamento de um programa de exercício clínico, dominando os algoritmos e procedimentos relacionados com a avaliação clínica e interpretação de resultados, prescrição do exercício, bem como das metodologias relacionados com a modificação de comportamentos, avaliação da motivação e prontidão para a mudança comportamental e eliminação de barreiras ao exercício e gestão de expectativas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, o estudante deverá:
- Conhecer a relação entre (in)atividade física, exercício físico, saúde, prevenção e tratamento das doenças crónicas;
- Saber enquadrar a sua área de atuação num contexto multidisciplinar;
- Entender os pressupostos da avaliação da qualidade da evidência científica e a importância desta para orientar uma prática segura e eficaz;
- Compreender a sinergia entre exercício físico e o tratamento farmacológico e as suas repercussões para a prescrição de exercício físico;
- Adquirir os conhecimentos e competências gerais para a avaliação do estado de prontidão para a prática de exercício físico, para a monitorização e avaliação da eficácia da intervenção com exercício físico;
- Identificar as etapas da modificação de comportamentos e avaliar a motivação e prontidão para a mudança comportamental;
- Saber identificar e eliminar barreiras para a prática de exercício físico e ser capaz de implementar estratégias para a manutenção mudança comportamental.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao exercício clínico
- Inatividade física, atividade física, exercício e doença
- Farmacologia e exercício físico
- Entrevista clínica, avaliação do estado de prontidão e monitorização da prática de exercício físico
- Motivação para a mudança e manutenção de comportamentos saudáveis
Bibliografia Obrigatória
Jonathan N. Myers;
ACSM.s resources for clinical exercise physiology. ISBN: 0-7817-3502-5
Jonathan K. Ehrman;
Clinical exercise physiology. ISBN: 978-1-4925-4645-0
Walter R. Thompson;
ACSM.s clinical exercise physiology. ISBN: 978-1-4963-8780-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão de carácter teórico-prático, permitindo a transmissão do conteúdo necessário bem como a aplicação direta do conhecimento adquirido através da interpretação e discussão de casos-clínicos contextualizados ao tema da aula.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação à unidade curricular será conseguida com nota igual ou superior a 9,5 valores, para o qual contribuem a assiduidade (pelo menos 75% das aulas leccionadas) e a realização de exame final.
A não aprovação á avaliação distribuida implicará a realização de exame de recurso (100% da cassifcação final), no final do semestre, durante o período definido para tal.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (época normal): (0,9* exame final + 0,1* assiduidade)
Classificação final (época de recurso): 1* exame final