Código: | 115 | Sigla: | 115 |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCD | 231 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
Objetivos gerais: (1) promover nos alunos o interesse e a compreensão acerca do funcionamento dos principais órgãos, sistemas e aparelhos; (2) fazê-los analisar, identificar e diferenciar os vários fatores e mecanismos subjacentes à funcionalidade orgânica; (3) estimular nos alunos o interesse e a motivação pelo conhecimento da função numa perspetiva sistémica; (4) fornecer as bases fisiológicas e bioquímicas fundamentais para uma compreensão mais fluída das matérias a abordar na disciplina de Fisiologia do Exercício.
Pretende-se que os alunos no final da UC dominem e mostrem competências, no que diz respeito aos conhecimentos da estrutura e funcionalidade dos vários sistemas e orgãos fisiológicos, que possam aplicar na sua vida profissional.
Um outro aspeto essencial relativo ao domínio e à aplicação das competências adquiridas neste UC é funcionar como elemento facilitador à posteriori, quando for abordado o estudo das principais adaptações fisiológicas ao exercício, que será alvo de lecionação em várias UC, nomeadamente na Fisiologia do Exercício.
Fisiologia do Músculo Esquelético: (1) Noções histológicas fundamentais; (2) Mecanismo molecular da contração muscular; (3) Mecânica da contração muscular; (4) Controlo neurológico do movimento.
Fisiologia do Aparelho Respiratório: (1) Ventilação pulmonar; (2) Difusão de gases através da membrana respiratória; (3) Transporte de gases no sangue; (4) Regulação da respiração.
Fisiologia Cardiovascular: (1) Principais parâmetros e indicadores cardiovasculares; (2) Excitação rítmica e regulação cardíaca; (3) Mecanismos de controlo cardiovascular; (4) Principais fatores de retorno venoso; (5) Regulação tecidual do fluxo sanguíneo.
Endocrinologia: (1) Conceitos gerais; (2) Hormonas locais e gerais; (3) Mecanismos de ação hormonal; (4) Hormonas hipofisárias; (5) Hormonas do pâncreas endócrino; (6) Hormonas do córtex da supra-renal; (7) Hormonas da tiróide; (8) Hormonas sexuais.
Fisiologia renal: (1) estrutura do nefrónio; (2) filtração glomerular; (3) regulação do equilíbrio ácido-básico.
Aulas magistrais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 51,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 81,00 |
Aprovação na disciplina através da realização de exame final nas respetivas épocas regulares (1ª e 2ª), de acordo com as normas de avalição da FADEUP emanadas pelo Conselho Pedagógico.
A avaliação do nível de conhecimentos e competências dos estudantes é realizada de acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto. Assim para serem aprovados na disciplina de Fisiologia Geral os alunos dispõem de dois momentos de avaliação: 1ª época e 2ª época (entre 20/5 e 21/6/2020) . Na 1ª época os alunos deverão realizar um exame final em que não podem apresentar uma nota inferior a 9.5 valores. Caso não obtenham nota positiva, poderão realizar o exame de recurso (2ª época) onde necessitam igualmente de obter uma classificação mínima de 9.5 valores. A nota final será a nota do referido exame arredondada às unidades.
Não se consideram alternativas ou complemento ao exame final.
Não contemplado.
Insere-se nas normas de avalição da FADEUP emanadas pelo Conselho Pedagógico.
A melhoria da classificação final em Fisiologia Geral poderá ter lugar numa das duas épocas seguintes relativamente à época em que obteve aprovação na referida disciplina. Os alunos deverão obrigatoriamente realizar a sua inscrição até 3 dias antes da data da realização do exame.
Tendo em vista os objetivos desta unidade curricular (entender o funcionamento orgânico e seus mecanismos numa perspetiva sistémica), consideramos que a ampla gama de tópicos selecionados no programa de Fisiologia Geral (que inclui a fisiologia muscular, respiratória, cardiovascular, renal e endócrina), permite claramente o atingimento dessas metas.
Os objetivos a serem alcançados na disciplina de Fisiologia Geral não dependem apenas da memorização, mas basicamente procuram que o aluno adquira uma visão dinâmica do funcionamento orgânico e dos respetivos mecanismos, numa perspetiva sistémica. Assim, consideramos que, tanto o uso de programas 3D interativos para a visualização dos diferentes sistemas e órgãos, bem como o diálogo na sala de aula sobre os diferentes conteúdos didáticos, constituem ferramentas fundamentais para o sucesso educativo.