Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Atletismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CTD |
4 |
Plano Oficial (2018 - ) |
1 |
- |
9 |
61 |
243 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os estudantes aprofundarão os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia I, II e III do 1º ciclo de estudos, principalmente ao nível fisiológico, bioquímico e biomecânico, para uma mais cientificamente fundamentada prescrição do treino das várias especialidades do Atletismo. Será também visado o desenvolvimento de competências técnicas e científicas relacionadas com o controlo do treino. Deverão ser capazes de planificar uma época desportiva.
Resultados de aprendizagem e competências
O Atletismo é um desporto multimodal de difícil apreensão global. Existem maiores disparidades concetuais e metodológicas entre algumas especialidades do Atletismo que entre os desportos coletivos todos entre si. Daí que os objetivos desta unidade curricular sejam inexoravelmente parcelares e incompletos mas outorgando os fundamentos básicos para a especialização futura e consequentes melhorias científicas. Por isso, os conteúdos programáticos correspondem claramente aos objetivos, já que permitem abordar vários saberes que contribuem para uma formação multilateral que estruture a eventual especialização futura. A ênfase dada aos vários métodos de controlo do treino evidencia essa preocupação de formação multilateral e a domínio de instrumentos de intervenção, avaliação e adequação no processo de treino.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Caracterização fisiológica e bioquímica do Atletismo
- Caracterização antropométrica e avaliação motora no Atletismo
- Metabolismo e nutrição aplicados ao Atletismo
- Organizar e planificar o processo de treino do meio-fundo e fundo considerando como modelo a metodologia preconizada por Moniz Pereira
- Calibrar e manipular a dinâmica da carga a partir de indicadores fisiológicos como o VO2max e o limiar anaeróbio
- Força e produção de força
- Aplicações multidisciplinares da análise do desempenho técnico em desportistas de elite – saltos horizontais
- A velocidade como a base de prestação para eventos de meio-fundo
- Aumentos da velocidade através da força e potência
- Treino de Core para melhorar a velocidade de corrida
- Treino de força para corredores
- Processo de avaliação de corredores
- Prevenção de lesões no Atletismo
- Linhas orientadoras da periodização do treino em eventos de corrida
- Tapering e a performance competitiva ótima em corredores
Bibliografia Obrigatória
Santos, JAR; Dietética do Desportista, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto, 1995
Paiva, M; Escola Portuguesa de Meio-fundo e Fundo: Mito ou Realidade? Dissertação apresentada às provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1994
Colaço, P; Avaliação da capacidade aeróbia e anaeróbia em corredores juniores de meio-fundo, Universidade do Porto, 1999 (Dissertação apresentada com vista à obtenção de grau de mestre em Ciências do Desporto)
Santos, JAR; Estudo comparativo, fisiológico, antropométrico e motor entre futebolistas de diferente nível competitivo e velocistas, meio-fundistas e fundistas de Atletismo, FADEUO-UP, 1995 (Tese de Doutoramento)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com as correspondentes sessões práticas aplicadas (ginásio e pista) para cada conteúdo programático.
Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
70,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
|
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
61,00 |
Trabalho de campo |
21,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
182,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FADEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
O estudante deve apresentar um trabalho escrito relativo as tarefas desenvolvidas no campo e uma frequência de treinos semanal obrigatória igual ou superior a um número mínimo de três unidades de treino.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: trabalho teórico escolhido pelo aluno e relacionada com qualquer dos conteúdos programáticos (50%), mais um dossiê com os conteúdos de todas as aulas lecionadas com as reflexões individuais dos alunos (50%).
Na avaliação final é exigida a nota mínima de 10.0 valores.