Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD030
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Epidemiologia da Actividade Física

Código: PDCD030     Sigla: CDDGCM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 1 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos tenham atingido os seguintes objetivos: (1) identificar problemas, delineamentos, métodos e técnicas de investigação em epidemiologia; (2) compreender o lato território da epidemiologia e da sua aplicação à pesquisa em atividade física e exercício físico; (3) conhecer a informação mais relevante e atual em epidemiologia da atividade física; (4.) Compreender o papel da atividade física e do sedentarismo no desenvolvimento da doença e os meios através dos quais atividade pode contribuir para a prevenção da doença.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular está dividida em dois grandes domínios. O primeiro domínio procurará abordar os principais problemas, conceitos, delineamentos, métodos e técnicas de investigação em epidemiologia. O segundo domínio focará aspetos mais particulares da área da epidemiologia da atividade física nomeadamente: (1) a associação da atividade física, enquanto comportamento relacionado com a saúde; (2) a distribuição e os determinantes dos níveis e padrões de atividade física; (3) a inter-relação da atividade física com outros comportamentos; (4) aplicação desse conhecimento na prevenção e controlo da doença e na promoção da saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Evolução histórica da epidemiologia
2. Conceitos de epidemiologia, epidemiologia da atividade física, atividade física, exercício, aptidão física
3. Tipologia de investigação epidemiológica
4. Medidas epidemiológicas
5. Instrumentos de avaliação em atividade física6.Associação entre a atividade física e saúde
7.Distribuição e determinantes dos níveis e padrões de atividade física
8. Programas de intervenção em atividade física
9. Linhas recomendação atuais da atividade física

Bibliografia Obrigatória

Bouchard Claude; Genetics of fitness and physical performance. ISBN: 0-87322-951-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular será leccionada em três partes. A primeira parte de natureza teórica destinar-se-á ao ensino dos conteúdos referentes aos domínios de matérias anteriormente referidos. Na segunda parte, solicitar-se-á aos alunos participantes a leitura, a apresentação e a discussão pública de um artigo de referência da área da epidemiologia da atividade física. A terceira parte será dedicada à realização de um pequeno artigo científico sobre uma determinada temática e utilizando uma base de dados fornecida pelo docente. A avaliação será efetuada em 3 fases.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 40,00
Prova oral 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A primeira fase constará de um exame escrito sobre as matérias abordadas na primeira parte da unidade curricular. A segunda fase constará na leitura, apresentação e discussão pública de um artigo de referência a ser fornecido pelo docente. A terceira fase implicará a realização de um pequeno artigo científico (±2000 palavras).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-10 às 05:53:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico