Marketing de Desporto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências Sociais e do Comportamento |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
2CGD |
27 |
Plano Oficial (2016/17 até ) |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender e analisar o papel do Marketing dentro da especificidade dos serviços desportivos e das organizações produtoras de serviços desportivos;
- Aplicar técnicas próprias do Marketing do Desporto, a situações concretas do fenómeno desportivo;
- Analisar e interpretar informação relativa a situações concretas do contexto desportivo com o objetivo de propor soluções de melhoria da adequação da oferta dos programas ao mercado;
- Recolher, selecionar e interpretar informação relevante com o objetivo de propor soluções de comercialização dos serviços/produtos desportivos;
- Apresentar de forma clara e rigorosa a informação recolhida, a sua interpretação e as possíveis soluções para os problemas propostos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de compreender e desenvolver estratégias de marketing para o fenómeno desportivo, bem como desenhar e implementar de um plano de marketing.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente 1
- A natureza especial do Marketing do Desporto
- A globalização do fenómeno desportivo
- Estado atual do fenómeno desportivo
- Definição de Marketing do Desporto
- Miopia de Marketing em Desporto
- A especificidade dos produtos e serviços desportivos
- A evolução da indústria do Desporto
- O Marketing Digital no fenómeno desportivo
- A gestão de Marketing no Desporto
- Marketing estratégico
- Implementação de um programa de Marketing desportivo
- Análise “SWOT” e análise “TOWS”
- Coordenação das ações de Marketing
- Os consumidores desportivos
- Tipos de estudos sobre consumidores desportivos
- Os estudos sobre consumidores desportivos
- Qualidade de serviço, satisfação de cliente e valor
- A investigação de mercado no Marketing do Desporto
- A segmentação de mercado
- Definições e necessidade de segmentar o mercado
- Bases de segmentação de mercado
- O produto desportivo
- O licenciamento de marcas
- O plano de Marketing
- Os meios de comunicação e as relações públicas no Desporto
- A coordenação e controlo do Marketing Mix.
- Coordenação das variáveis do plano de marketing
- O controlo da função de Marketing
Componente 2
- Pesquisa de Marketing em Desporto
- Rutura com o senso comum
- Construção da investigação
- Análise de artigos científicos de Marketing no desporto
Bibliografia Obrigatória
Aaker, D. A., Kumar, V., Robert, L., & Day, G. S.; Marketing research (11.ª edição). , New York: John Wiley & Sons., 2012
Mullin, B., Hardy, S., & Sutton, W. ; Sport Marketing (4th ed.), Champaign: Human Kinetics, 2014
Veal, A. J., & Darcy, S. ; Research methods in sport studies and sport management: a practical guide. , New York: Routledge, 2015
Shilbury, D., Westerbeek , H., S., Q., & Funk, D.; Strategic Sport Marketing, Australia: Allen & Unwin, 2009
Levitt, T.; Marketing Myopia, Champaign: Human Kinetics, 1960
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino e aprendizagem e recursos utilizados: Apresentação dos conteúdos programáticos seguidos de discussão em grupo sobre os conceitos abordados. É também proposta a elaboração de trabalhos de recolha e análise sobre temas abordados durante as aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Para poderem ser aprovados à UC , os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:
i) presença em pelo menos 75% das aulas/horas lecionadas;
ii) Média ponderada nos 2 trabalhos a realizar, sendo que cada um deve ter uma classificação mínima de 47,5%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das classificações obtidas nas duas componentes (60% para a componente 1 e 40% para a componente 2).
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.