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Marketing de Desporto

Código: GD56     Sigla: GD56

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Gestão Desportiva

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CGD 27 Plano Oficial (2016/17 até ) 1 - 6 40 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Compreender e analisar o papel do Marketing dentro da especificidade dos serviços desportivos e das organizações produtoras de serviços desportivos;

  2. Aplicar técnicas próprias do Marketing do Desporto, a situações concretas do fenómeno desportivo;

  3. Analisar e interpretar informação relativa a situações concretas do contexto desportivo com o objetivo de propor soluções de melhoria da adequação da oferta dos programas ao mercado;

  4. Recolher, selecionar e interpretar informação relevante com o objetivo de propor soluções de comercialização dos serviços/produtos desportivos;

  5. Apresentar de forma clara e rigorosa a informação recolhida, a sua interpretação e as possíveis soluções para os problemas propostos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de compreender e desenvolver estratégias de marketing para o fenómeno desportivo, bem como desenhar e implementar de um plano de marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Componente 1

  1. A natureza especial do Marketing do Desporto
    • A globalização do fenómeno desportivo
    • Estado atual do fenómeno desportivo
    • Definição de Marketing do Desporto
    • Miopia de Marketing em Desporto
    • A especificidade dos produtos e serviços desportivos
    • A evolução da indústria do Desporto
    • O Marketing Digital no fenómeno desportivo
  2. A gestão de Marketing no Desporto
    • Marketing estratégico
    • Implementação de um programa de Marketing desportivo
    • Análise “SWOT” e análise “TOWS”
    • Coordenação das ações de Marketing
  3. Os consumidores desportivos
    • Tipos de estudos sobre consumidores desportivos
    • Os estudos sobre consumidores desportivos
    • Qualidade de serviço, satisfação de cliente e valor
  4. A investigação de mercado no Marketing do Desporto
  5. A segmentação de mercado
    • Definições e necessidade de segmentar o mercado
    • Bases de segmentação de mercado
  6. O produto desportivo
  7. O licenciamento de marcas
  8. O plano de Marketing
  9. Os meios de comunicação e as relações públicas no Desporto
  10. A coordenação e controlo do Marketing Mix.
    • Coordenação das variáveis do plano de marketing
    • O controlo da função de Marketing


Componente 2

  1. Pesquisa de Marketing em Desporto
    • Rutura com o senso comum
    • Construção da investigação
    • Análise de artigos científicos de Marketing no desporto

Bibliografia Obrigatória

Aaker, D. A., Kumar, V., Robert, L., & Day, G. S.; Marketing research (11.ª edição). , New York: John Wiley & Sons., 2012
Mullin, B., Hardy, S., & Sutton, W. ; Sport Marketing (4th ed.), Champaign: Human Kinetics, 2014
Veal, A. J., & Darcy, S. ; Research methods in sport studies and sport management: a practical guide. , New York: Routledge, 2015
Shilbury, D., Westerbeek , H., S., Q., & Funk, D.; Strategic Sport Marketing, Australia: Allen & Unwin, 2009
Levitt, T.; Marketing Myopia, Champaign: Human Kinetics, 1960

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino e aprendizagem e recursos utilizados: Apresentação dos conteúdos programáticos seguidos de discussão em grupo sobre os conceitos abordados. É também proposta a elaboração de trabalhos de recolha e análise sobre temas abordados durante as aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para poderem ser aprovados à UC , os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:

i) presença em pelo menos 75% das aulas/horas lecionadas;

ii) Média ponderada nos 2 trabalhos a realizar, sendo que cada um deve ter uma classificação mínima de 47,5%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das classificações obtidas nas duas componentes (60% para a componente 1 e 40% para a componente 2).

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto.

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