Estudos Práticos IV - Andebol
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
Código |
Nome |
241 |
Estudos Práticos IV |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas.
2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.
3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.
4. Adquirir conhecimentos acerca das metodologias de ensino e propostas de intervenção didático pedagógica nos vários dominios do ensino do Andebol na escola.
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas.
Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.
Adquirir domínio da execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.
Adquirir conhecimentos acerca das metodologias de ensino e propostas de intervenção didático pedagógica nos vários domínios do ensino do Andebol na escola.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 Regras e Regulamento da modalidade
2 Técnica-tática individual
3 Tática grupal
4 Tática coletiva
5 Fases do Jogo
6 Guarda Redes
7 O Ensino do Andebol na Escola
Bibliografia Obrigatória
Antón García, J. L.; Balonmano: Metodología y alto rendimiento, Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L.; Balonmano - Táctica Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L.; Balonmano - Táctica Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Gymnos Editorial, 1998
Silva, J.; Ferreira, A.; Resende, C; Diapositivos das aulas
IHF; Regras de jogo, Federação de Andebol de Portugal, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular de Estudos Práticos IV de Andebol congrega aulas teórico-práticas, constituídas por aulas de experimentação e exercitação práticas, com tempos para apoio teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
75,00 |
Teste |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição. Estes estudantes, terão de definir, no início do ano letivo com o respetivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais que terão de realizar, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas.
A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a oito (8,0) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final terá as seguintes ponderações: A avaliação prática corresponde a 75% e a avaliação teórica a 25% da classificação final, sendo que nenhuma das componentes poderá ser inferior a oito (8) valores.
A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos IV - Andebol é calculada a partir das notas obtidas a cada uma das componentes avaliativas, arredondada às décimas. Considera-se aprovado o estudante que obtenha uma classificação final mínima arredondada de dez (10) valores
A avaliação apresenta as seguintes componentes:
1 - Componente prática: realizada através de avaliação contínua da prática e de avaliação prática em dois momentos:
- 1º momento: na semana de 13 a 17 de Março de 2017;
- 2º momento: na semana de 15 a 19 de Maio de 2017.
2 - Componente teórica: realizada através de um teste escrito, que será realizado no dia 2 de Maio, 3ª feira, às 12h30 horas.
Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica terá a possibilidade realizar uma segunda avaliação escrita (avaliação de recurso).
Relativamente à componente prática, se o aluno não atingir a classificação mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de realizar uma segunda avaliação, uma vez que esta é contínua e tem os momentos de avaliação previamente definidos.
Em caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se diretamente o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados das condições de assiduidade, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição terão de realizar as provas de avaliação prática e teórica nas datas acimas mencionadas e realizar um conjunto de trabalhos, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas. Estes trabalhos serão definidos no início do ano letivo com o respetivo docente e terão que ser entregues em dois momentos distintos:
- Primeiro momento de entrega: 17 de Março de 2017.
- Segundo momento de entrega: 19 de Maio de 2017.