Gestão das Organizações Desportivas
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentar aos alunos os princípios fundamentais da atividade do Gestor Desportivo
Motivar os interessados nesta área a continuarem os estudos na opção complementar de Gestão Desportiva
Dominar os conhecimentos básicos que garantem a compreensão do funcionamento do sistema desportivo português
Dominar os pressupostos teóricos básicos das áreas do desenvolvimento organizacional, do marketing e da gestão de eventos desportivos
Desenvolver competências práticas no âmbito de projetos de atividades, planos de marketing, conceção e realização de eventos desportivos
Programa
1- Conceito de gestão desportiva
2- Teorias do desenvolvimento organizacional
3- Marketing Desportivo
4- Estrutura do sistema desportivo português
5- Desenvolvimento pessoal
6- Perfil de funções do gestor desportivo
7- Gestão de Eventos Desportivos
Bibliografia Obrigatória
Pires Gustavo;
Gestão do desporto
Mintzberg Henry;
Estrutura e dinâmica das organizações. ISBN: 972-20-1147-2
Correia Abel 340;
Gestão de eventos desportivos. ISBN: 972-8460-26-0
DaCosta Lamartine 340;
Legados de megaeventos esportivos
Davi Rodrigues Poit; Organização de Eventos Esportivos, Phorte Editora, 2006. ISBN: 857655050-4
Pedro Sarmento de Rebocho Lopes; O conceito de Gestão Desportiva – âmbitos de intervenções e perfil de funções, Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2011
Pedro Sarmento de Rebocho Lopes; Uma experiência do Dirigismo Desportivo – FPH 2004-2008, Edição Federação Portuguesa de Hóquei, 2008
Pedro Sarmento ; Uma visão “muito particular” da Gestão Desportiva, Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto, 2004
Sarmento, J.; Pinto, A.; Costa, C. P.; Silva, C. A. F.; O evento desportivo como factor de desenvolvimento, RIGD, 2011
Bibliografia Complementar
Fabrizio Macchioni; Organizziamo un Evento Sportivo, SIAE, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Expositivo e trabalhos em grupo
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Ciência das organizações
Ciências Sociais > Economia > Marketing > Marketing internacional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Participação nas aulas práticas
Elaboração do trabalho
Fórmula de cálculo da classificação final
50% para a nota da avaliação contínua
50% do exame final
Provas e trabalhos especiais
Elaboração de um plano de marketing