Metodologia do Desporto III -Treino Desportivo - Ginástica
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da ginástica
Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em ginástica
Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Ginástica.
Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em ginástica
Orientação de ginastas em competição
Programa
Condução do processo de treino em regime de Centro de Treino Desportivo:
A disciplina decorre em regime de formação em exercício (Centro de Treino - CT), tutorada por treinador devidamente habilitado e supervisionada pelo(s) docente(s) responsável.
Para tal o estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube, sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional, bem assim como com as necessidades complementares de pesquisa imprescindíveis à sua mais completa fundamentação.
Semanalmente os estudantes dos diferentes CT reúnem-se numa sessão, onde são desenvolvidos temas relativos ao treino dos ginastas, suscitados nas sessões de prática profissional, e apreciados os desempenhos em treino e competição.
Bibliografia Obrigatória
American Coaching Effectiveness Program;
Rookie coaches gymnastics guide. ISBN: 0-87322-390-X
Jemni Monèm 340;
The^science of gymnastics. ISBN: 978-0-54991-2
Gluck Myke;
Mechanics for gymnastics coaching. ISBN: 0-398-04559-3
Sands W.A.;
Scientific aspects of women.s gymnastics. ISBN: 3-8055-7476-2
Canalda Llobet Anna;
Gimnasia rítmica deportiva. ISBN: 978-84-8019-335-2
Lisitskaya Tatiana;
Gimnasia ritmica. ISBN: 84-8019-187-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Formação em exercício profissional tutorado e supervisionado. Conferências / seminários. Análise de documentos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas leccionadas; (ii) 3 unidades de treino por semana durante toda a época desportiva de funcionamento do Centro de Treino (CT) e (iii) em todas as competições em que o CT participe e que se realizem na área do Grande Porto. Apresentação do Dossier de CT actualizado.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CT os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
Plano Anual de Trabalho (20%)
Dossier de Trabalho (20%).
Relatório Individual Final (20%).
Organização de um evento gímnico (GymnoJunior) (20%)
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Provas e trabalhos especiais
Acompanhamento da equipa de CT em competição, dentro e fora da esfera geográfica do CT.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
Plano Anual de Trabalho (15%).
Dossier de Trabalho (45%).
Relatório Individual Final (20%).
Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objecto de apresentação e discussão oral.