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Metodologia do Desporto III -Treino Desportivo - Ginástica

Código: 334     Sigla: MTGIII

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 8 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da ginástica
Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em ginástica
Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Ginástica.
Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em ginástica
Orientação de ginastas em competição

Programa

Condução do processo de treino em regime de Centro de Treino Desportivo:
A disciplina decorre em regime de formação em exercício (Centro de Treino - CT), tutorada por treinador devidamente habilitado e supervisionada pelo(s) docente(s) responsável.
Para tal o estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube, sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional, bem assim como com as necessidades complementares de pesquisa imprescindíveis à sua mais completa fundamentação.
Semanalmente os estudantes dos diferentes CT reúnem-se numa sessão, onde são desenvolvidos temas relativos ao treino dos ginastas, suscitados nas sessões de prática profissional, e apreciados os desempenhos em treino e competição.

Bibliografia Obrigatória

American Coaching Effectiveness Program; Rookie coaches gymnastics guide. ISBN: 0-87322-390-X
Jemni Monèm 340; The^science of gymnastics. ISBN: 978-0-54991-2
Gluck Myke; Mechanics for gymnastics coaching. ISBN: 0-398-04559-3
Sands W.A.; Scientific aspects of women.s gymnastics. ISBN: 3-8055-7476-2
Canalda Llobet Anna; Gimnasia rítmica deportiva. ISBN: 978-84-8019-335-2
Lisitskaya Tatiana; Gimnasia ritmica. ISBN: 84-8019-187-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Formação em exercício profissional tutorado e supervisionado. Conferências / seminários. Análise de documentos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 84,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas leccionadas; (ii) 3 unidades de treino por semana durante toda a época desportiva de funcionamento do Centro de Treino (CT) e (iii) em todas as competições em que o CT participe e que se realizem na área do Grande Porto. Apresentação do Dossier de CT actualizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CT os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Centro de treino (30%).
- Relatório individual de estágio profissional (20%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (15%).
Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
Plano Anual de Trabalho (20%)
Dossier de Trabalho (20%).
Relatório Individual Final (20%).
Organização de um evento gímnico (GymnoJunior) (20%)
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores

Provas e trabalhos especiais

Acompanhamento da equipa de CT em competição, dentro e fora da esfera geográfica do CT.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
Plano Anual de Trabalho (15%).
Dossier de Trabalho (45%).
Relatório Individual Final (20%).
Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores

Melhoria de classificação

Melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objecto de apresentação e discussão oral.
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