Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Futebol
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol é semestral e integra-se no 2º semestre do 2º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto.
Para a definição dos objetivos da unidade curricular foram tomados em consideração os seguintes pressupostos:
• Os estudantes, embora tendo já contactado com a modalidade de Futebol, na unidade curricular de Estudos Práticos III no primeiro semestre do 2º ano, não estão ainda dotados de conhecimentos que lhes permitam lidar com relativa eficácia, com os problemas da Teoria e da Metodologia do Treino do Futebol.
• Admite-se que os estudantes inscritos na Metodologia do Desporto I - Futebol, manifestem a intenção de vir a estar ligados ao Futebol, numa perspetiva de rendimento.
• A unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol integra um bloco opcional, tendo por isso continuidade no 3º ano do atual plano de estudos.
Considerando a importância do Futebol no âmbito da formação em Ciências do Desporto e os pressupostos enunciados, os objetivos da unidade curricular Metodologia do Desporto I - Futebol são os seguintes:
1º Possibilitar uma perspetiva global do Futebol, enquanto desporto de rendimento, a partir do entendimento do seu quadro específico de problemas e da interação dos fatores que o tecem.
2º Dotar os estudantes de conhecimentos acerca da Teoria e da Metodologia do treino do Futebol, com incidência em distintos níveis de rendimento.
3º Propor modelos de atuação no processo de treino e de direção da competição em Futebol, que encontrem sustentação nos conhecimentos recentes do Treino Desportivo e de outras áreas científicas.
O conteúdo da unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol centra-se numa perspetiva global de Organização, condução e controlo do processo de treino e direção da competição em Futebol, visando a estimulação do pleno emprego das capacidades dos estudantes na resolução de problemas referentes à preparação desportiva.
Na lecionação de Metodologia do Desporto I - Futebol, de acordo com a direção e coerência a dar à unidade curricular, o cunho de exercitação não será privilegiado, embora se constitua como um estímulo à reflexão e à investigação. Assim sendo, embora a maioria das sessões decorra na sala de aula, outras há que se processam no terreno de jogo.
Programa
Bloco 1. Futebol e formação superior
1.1. Âmbito, justificação e objetivos da unidade curricular
1.2. O Futebol no contexto universitário e sua relação com os ambientes de prática desportiva: conhecimentos, competências e campos de intervenção
Bloco 2. Teoria e metodologia da preparação desportiva em Futebol a partir da configuração do treino e da competição
2.1. A organização do jogo
2.1.1. A evolução do jogo e do jogador da Futebol
2.1.2. Animação ofensiva, defensiva, transições e bolas paradas
2.1.3. Métodos e estilos de jogo
2.1.4. Estruturas Funcionais (“sistemas”) de jogo
2.2. Caraterização dos comportamentos tático-técnicos em Futebol
2.2.1. Importância da modelação dos princípios do jogo
2.2.2. Modelo(s) de jogo evoluído(s) e adaptado(s)
2.2.3. Rendimento individual, rendimento coletivo e capacidade de jogo
2.2.4. Objetivos, conteúdos e metodologia do treino táctico-técnico, para um processo de treino com transfere significativo para a competição
2.2.5. O treino total
2.2.5.1. Constrangimentos estruturais e funcionais dos exercícios e sua regulação em função dos planos de treino e de jogo
2.3. Caraterização do(s) esforço(s) no Futebol
2.3.1. Duração e distância dos deslocamentos
2.3.2. Frequência dos deslocamentos e ações de jogo
2.3.3. Requisitos dos diferentes estatutos posicionais com referência ao modelo/conceção de jogo
Bloco 3. Organização e gestão da época desportiva
3.1. Treinador, equipa técnica e gestão pedagógica do treino e da competição
3.1.1. O clube, cultura dominante e condições de trabalho
3.1.2. Construção e coesão da equipa (team building)
3.2. Planificação, programação e periodização do treino em Futebol
3.2.1. Delimitação conceptual e terminológica
3.2.2. Pressupostos da planificação
3.2.2.1. Informações sobre os jogadores
3.2.2.1.1. Avaliação dos jogadores
3.2.2.1.1.1. Avaliação funcional
3.2.2.1.1.2. Avaliação da capacidade de jogo
3.2.2.2. Informações sobre as condições de treino
3.2.3. A programação da atividade
3.2.3.1. Meios e métodos de treino
3.2.3.2. Importância da preparação contínua e das rotinas de treino
3.2.3.3. Enquadramento da sessão de treino na época desportiva
3.2.4. Variáveis determinantes da periodização
3.2.4.1. Conceção e Modelo de jogo
3.2.4.2. Sistema e calendário de competições
3.2.4.3. Composição do plantel e possibilidades de progressão
3.2.5. Modelos tradicionais de periodização
3.2.5.1. Forma(s) desportiva(s) e sua relação com os diferentes períodos
3.2.5.2. Periodização anual - períodos constituintes
3.2.5.3. Os ciclos de treino
3.2.6. Periodização tática versus modelos tradicionais de periodização
3.2.6.1. Ruturas epistemológicas
3.2.6.2. Fundamentos
3.2.6.3. Princípios Metodológicos
3.3. Controlo do treino em Futebol
3.3.1. Análise da performance no Futebol
3.3.1.1. A observação do comportamento dos jogadores e das equipas enquanto exigência pedagógica.
Bloco 4. Preparação e desenvolvimento de crianças e jovens praticantes de Futebol
4.1. Identificação, seleção e desenvolvimento de talentos no Futebol
4.1.1. Aproximação terminológica ao conceito de talento à luz das caraterísticas da performance em Futebol
4.2. Estrutura de prestação e particularidades dos modelos de preparação
4.2.1. Especialização precoce, exigência precoce de altos rendimentos e formação multilateral
4.2.2. Prática deliberada, aprendizagem e treino do jogo em contextos não formais
4.2.3. Orientações metodológicas para a formação do jovem jogador
Bibliografia Obrigatória
Amieiro Nuno;
Defesa à zona no futebol. ISBN: 972-9060-72-X
Bompa Tudor O.;
Entrenamiento de equipos deportivos. ISBN: 978-84-8019-535-5
Campos Carlos;
A^Justificação da periodização táctica como uma fenomenotécnica. ISBN: 978-84-612-7831-2
Cano Moreno Oscar P.;
El^Modelo de juego del F. C. Barcelona. ISBN: 978-84-937246-1-0
Carling Christopher;
The^handbook of soccer match analysis. ISBN: 0-415-33909-X
Carling Christopher;
Performance assessment for field sports. ISBN: 978-0-415-42685-5
Castelo Jorge;
Futebol
Castelo Jorge Fernando Ferreira;
O exercicio de treino desportivo. ISBN: 972-735-093-3
Oliveira José Guilherme Granja de;
Conhecimento específico em futebol
Garganta Júlio;
Planeamento e periodização do treino
Garganta Júlio;
Analisar o jogo nos jogos desportivos colectivos
Garganta Júlio;
Modelação táctica em jogos desportivos
Oliveira Bruno 070;
Mourinho. ISBN: 989-616-048-1
Queiroz Carlos;
Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol
Rebelo António Natal Campos;
Caracterização da actividade física do futebolista em competição
Starkes Janet L. 340;
Expert performance in sports. ISBN: 0-7360-4152
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa e os fundamentos da unidade curricular de Metodologia do Desporto I - Futebol estão orientados por duas disposições fundamentais:
• a didática, que decorre do quadro de caraterísticas e constrangimentos típicos do jogo de Futebol, nomeadamente no que se reporta ao seu conteúdo, aos seus princípios orientadores e às respetivas regras de ação;
• a metodológica, mais dirigida para o conhecimento de meios e métodos relativos à planificação, programação e organização dos processos de treino, bem como à direção do treino e da competição.
Na metodologia adotada para as aulas, para além do recurso ao método expositivo, complementado com a utilização de meios audiovisuais, serão desenvolvidas sessões com caraterísticas de seminário, em que se privilegia a análise crítica e a discussão de ideias.
Nas aulas de dominante prática, a realizar no terreno de jogo, os estudantes serão familiarizados com a operacionalização de meios e métodos de treino em Futebol.
No que concerne ao apoio bibliográfico, e pese embora o facto de grande parte da bibliografia disponível se encontrar redigida em língua estrangeira, é nossa preocupação selecionar material escrito em língua portuguesa, sempre que o mesmo se afigure adequado ao tratamento das matérias em apreço.
Procura-se que os estudantes tenham acesso à totalidade das referências bibliográficas indicadas, ou por consulta direta na biblioteca, ou através do fornecimento de materiais e textos de apoio à unidade curricular, no final de cada aula ou no termo dos blocos temáticos.
Ao longo das aulas os estudantes são remetidos para a leitura de documentação relativa a cada ponto da matéria, aconselhando-se a consulta criteriosa de dissertações académicas, bem como de artigos cujo conteúdo concorra para um aumento do conhecimento acerca do treino e da competição no Futebol.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A informação prática positiva (IPP) é condição imprescindível para que os estudantes possam ser avaliados no regime de avaliação contínua, e implica o cumprimento de três requisitos:
a) Presença ativa em pelo menos 75% do número de aulas lecionadas.
b) Apresentação de um dossiê individual (DI) que inclua:
- Análise sumária de cada bloco de matéria
- Relatórios de observação de jogos
- Planeamentos diversos
- Apreciação crítica ao programa da unidade curricular e ao modo como foi ministrado
c) Planificação de uma sessão de treino (PST) enquadrada num microciclo de treino de uma equipa de futebol. Em alternativa, este requisito poderá ser substituído pela colaboração na realização de experiências de investigação realizadas no âmbito do futebol, conduzidas pelos docentes da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação de conhecimentos (AC) será efetuada através de um teste escrito, a realizar no final do semestre, cujo objetivo é avaliar a capacidade dos estudantes para organizarem e relacionarem os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do semestre.
A classificação final, atribuída numa escala de 0 a 20 valores, resulta da média aritmética ponderada, encontrada a partir da fórmula:
CF = (DI +PST +2AC) /4
Nenhuma das notas parcelares pode ser inferior a 9.5
Provas e trabalhos especiais
Nada a referir.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação nas componentes de avaliação mencionadas nos pontos "Obtenção de Frequência" e "Cálculo da Classificação Final".