Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Atletismo
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar aos estudantes o contacto com as metodologias de treino mais avançadas no Atletismo, visando a criação de um corpus conceptual que valide a aplicação prática de investimentos científicos abordados noutras disciplinas.
Programa
Bloco A
1. As bases fisiológicas e bioquímicas dos esforços-tipo do Atletismo
2. Caracterização fisiológica e antropométrica do Atletismo
3. Bases fundamentais de bioenergética e nutrição
Bloco B
1. O treino do meio-fundo e fundo
2. O modelo português versus modelos de outros países
3. O controle do treino de meio-fundo e fundo
Bloco C
1. Avaliação da Prestação Anaeróbia no Atletismo
2. Participação das diferentes manifestações energéticas em função do tempo de exercício.
3. Alterações fisiológicas induzidas pelo treino anaeróbio.
4. Métodos de avaliação da prestação anaeróbia.
5. Avaliação da prestação anaeróbia em velocistas e corredores de meio-fundo curto.
Bloco D
1. O treino do jovem atleta numa perspectiva de alto rendimento na modalidade de Atletismo
2. Os modelos de prospeção no Atletismo. Os momentos de iniciação e especialização
3. Questões fundamentais do Atletismo Jovem: condicionantes impostas pela puberdade, drop-out, a influência dos modelos de competição do atletismo federado no atletismo escolar e popular
Bloco E
1. Considerações biomecânicas sobre os factores que determinam a performance nos saltos (verticais e horizontais) e lançamentos
2. Introdução à cinemática e dinâmica dos movimentos humanos desportivos
3. Dominantes musculares da percepção biomecânica do movimento
4. Preparação e controle do treino dos saltadores e lançadores
Bibliografia Obrigatória
Iglésias Pedro Manuel Pereira Tavares;
Elementos para a organização do treino de velocidade no atletismo
Santos José Augusto;
Estudo comparativo, fisiológico, antropométrico e motor entre futebolistas de diferente nível com
Vila-Chã C. (Catarina) 070;
Avaliação de quatro tipos de partidas de blocos em Atletismo
Colaço Paulo;
Métodos de avaliação da prestação anaeróbia
Conceição Filipe Almeida Viana da;
Estudo biomecânico do salto em comprimento
Paiva Mario Casimiro da Anunciação;
Escola portuguesa de meio fundo e fundo, mito ou realidade?
Rolim Ramiro 070;
A periodização do treino em crianças e jovens com especial aptidão nas disciplinas de meio-fundo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas visando a progressiva autonomia diretiva do aluno (preparação de aulas e treinos pelos alunos)
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% do total de aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A partir do exame final (mínimo 9,5 valores)
Melhoria de classificação
Exame final.