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Estudos Práticos IV - Andebol

Código: 222     Sigla: 222

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 154 Plano de Estudos a partir de 2008 2 - 6 -

Módulo de

Código Nome
213 Estudos Práticos IV

Língua de trabalho

Português

Objetivos


OBJECTIVO GERAL
Dotar os alunos de uma perspectiva de desenvolvimento que permita rentabilizar as condições materiais e pedagógicas de cada âmbito de intervenção, tentando implementar uma actividade física e desportiva intensa, saudável, gratificante e culturalmente significativa, visando três finalidades: (i) a de conhecer uma determinada realidade; (ii) o domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos da área disciplinar em questão; (iii) o conhecimento do jogo de Andebol.


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
1) Sensibilizar os alunos para os problemas genéricos do Andebol, assim como, compreenderem os critérios subjacentes à sistematização da metodologia de aprendizagem do Andebol;
2) Dotar os alunos de meios técnicos e de recursos tácticos fundamentais para a interpretação do jogo;
3) Proporcionar aos alunos uma visão globalizante de toda a problemática da modalidade, nomeadamente no que se refere ao conhecimento das regras do jogo, técnica e táctica (sistemas de jogo; princípios; fundamentos).
4) Criar hábitos de estudo e observação dos aspectos relativos ao Andebol;

PERFIL DE COMPETÊNCIA DA SAÍDA DOS ALUNOS
No final do ano lectivo os alunos deverão de ser capazes de:
• Conhecer e explicar a organização interna da modalidade, quanto aos factores históricos mais relevantes e quando à sua estrutura organizativa;
• Apresentar e explicar as técnicas e comportamentos tácticos fundamentais e elementares da modalidade, quer a nível teórico quer ao nível do desempenho motor;
• Conceptualizar a actividade desportiva/jogo, sendo capaz de identificar as relações entre as suas diversas componentes de uma forma clara e simples;
• Criar linhas de orientação simples para melhorias da técnica/táctica elementares;
• Aplicar as regras da modalidade.

Programa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O Andebol
1.1. Historia da modalidade e características básicas do jogo
1.2. Estrutura internacional
1.3. Estrutura nacional
1.4. Regulamento
1.5. Terminología e simbología

Modelo de análise do Andebol
2.1. Perspectiva histórica dos modelos clássicos
2.2. As fases do jogo
2.3. Interacção ataque/ defesa durante um jogo
2.4. A Lógica do jogo

Desenvolvimento do modelo nas fases de jogo
3.1. Princípios comuns do jogo
3.2. Princípios relativos às fases do jogo (ataque/defesa)
3.3. Objectivos comuns do jogo
3.4. Objectivos relativos às fases do jogo (ataque/defesa)
3.5. Estruturação e organização em estratégias e sistemas de jogo (ofensivos/ defensivos)
3.6. Meios genéricos: Ofensivos
3.7. Situações de grupo: Igualdade (ataque ao impar - 1x1, 2x2, 3x3), superioridade (ataque ao par - 1x0, 2x1, 3x2) e inferioridade (ataque ao impar - 1x2, 2x3)
3.8. Meios básicos da táctica colectiva ofensiva
3.9. Meios básicos da táctica colectiva defensiva
3.10. Conductas individuais (ataque/defesa)
3.11. Propostas de desenvolvimento da inteligência táctica natural

Aspectos individuais do jogo
4.1. Comuns ao ataque e à defesa: os deslocamentos
4.2. Do ataque
4.2.1. Fintas de deslocamento, de corpo e de remate;
4.2.2. O Passe
4.2.3. Os Remates
4.3. Da defesa
4.3.1. “Pressing”
4.3.2. A Intercepção
4.3.3. O Bloco
4.4. O Guarda-Redes
4.4.1. Técnicas de defesa
4.4.2. Colaboração com a defesa
4.4.3. Intervenção aos Remates Adversários

Aspectos colectivos do jogo no ataque
5.1. Princípios e objectivos do ataque
5.2. Sistemas de jogo ofensivos
5.2.1. Classificação
5.2.2. Situações Especiais
5.2.2.1. Ataque em Inferioridade Numérica
5.2.2.2. Ataque em Superioridade Numérica
5.3. Meios genéricos da táctica colectiva de ataque
5.3.1 Circulação da bola
5.3.2 Circulação de jogadores
5.4. Situações de superioridade numérica (Ataque ao Par/ Ataque ao Impar)
5.5. Meios básicos da táctica colectiva ofensiva
5.5.1. Meios Básicos em largura/ profundidade
5.5.1.1. Penetrações sucessivas
5.5.1.2. Cruzamentos
5.5.1.3. Trocas de posto especifico
5.5.2. Meios básicos em profundidade
5.5.2.1. Passa e vai
5.5.2.1. Bloqueios
5.6.O Ataque Rápido e ou Contra-Ataque

Aspectos colectivos do jogo na defesa
6.1. Princípios e objectivos da defesa
6.2. Sistemas de jogo defensivos
6.2.1. Classificação
6.2.1.1. Defesas individuais
6.2.1.2. Defesas zonais
6.2.1.3. Defesas mistas
6.2.1.4. Defesas alternativas
6.2.2. Situações especiais
6.2.2.1. Defesa em Inferioridade Numérica
6.2.2.2. Defesa em Superioridade Numérica
6.3. Meios genéricos da táctica colectiva defensiva
6.3.1 Marcação
6.4. Meios básicos da táctica colectiva defensiva
6.4.1. Cobertura
6.4.2. Ajuda
6.4.3. Troca de Marcação
6.4.4. Deslizamento

7. O Andebol em distintos contextos
8. O ensino do andebol na Escola: introdução

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões práticas e exposição teórica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas dadas.
Para estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objectivos e conteúdos da disciplina.


Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de Avaliação e cálculo da classificação final:
Prática - 60%
Teórica - 40% (teste escrito - 25% e dossier - 15%)

Em todas as componentes de avaliação os alunos terão de obter a nota mínima de 9.5 valores.
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