Estudos Práticos III - Futebol
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
| Código |
Nome |
| 210 |
Estudos Práticos III |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Aquisição, aperfeiçoamento e domínio das habilidades técnicas específicas da modalidade de Futebol.
• Compreensão, vivência e domínio da organização táctica do jogo: princípios específicos das diferentes fases/momentos de jogo.
• Domínio da regulamentação.
• Compreensão da evolução do jogo de Futebol.
• Domínio dos fundamentos das progressões pedagógicas do ensino do jogo de Futebol.
Programa
• Aspectos históricos da evolução do jogo de Futebol.
• Regulamento do jogo de Futebol.
• A natureza, a estrutura e a organização do jogo de Futebol:
• Fases vs momentos de jogo;
• Princípios de jogo;
• Factores do jogo de Futebol;
• Formas do jogo de Futebol.
• Progressões pedagógicas do ensino do jogo de Futebol.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Experimentação e exercitação prática com apoio teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
95,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, esse número pode baixar para 50% desde que o excesso de faltas esteja devidamente comprovado, por relatório médico, que existe incapacidade para a regular participação em aulas.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade, em cima mencionadas, os casos previstos na lei: trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição.
A avaliação tem duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes o aluno não pode ter uma classificação inferior a 8,0 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem as seguintes componentes e respectiva ponderação para a classificação final:
• Componente prática – realizada através de avaliação contínua, o seu valor corresponde a 75% da classificação final;
• Componente teórica – realizada através de um teste escrito, o seu valor corresponde a 25% da classificação final.
Na eventualidade do discente não atingir a nota mínima (8,0 valores) à componente teórica terá o direito a realizar uma segunda avaliação e nos casos previstos pela lei, nomeadamente trabalhadores estudantes, atletas com estatuto de alta-competição e para conclusão do curso, uma terceira possibilidade de avaliação.
Relativamente à componente prática se o aluno não atingir a nota mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de fazer uma segunda avaliação uma vez que esta é contínua. Contudo, os alunos com estatuto de trabalhador estudante e abrangidos pelo estatuto de alta-competição, no caso de não terem a avaliação da componente prática serão submetidos a um teste prático.
A aprovação dos alunos está relacionada com o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV” que menciona:
a. A classificação final às unidades curriculares Estudos Práticos I, II e III é a média das notas obtidas a cada uma das áreas que as compõem. A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos IV é a nota obtida na respectiva área;
b. Considera-se aprovado nas unidades curriculares Estudos Práticos I, II, III ou IV o estudante que obtenha uma classificação final mínima de 10 valores;
c. Em cada uma das áreas integrantes da unidade curricular, a classificação não pode ser inferior a 8,0 valores;
d. Que não obtenha nenhuma classificação inferior a 8,0 valores em qualquer teste ou outro elemento que constitui a avaliação de cada área dessa unidade curricular.
Em caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se directamente o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.
Provas e trabalhos especiais
Nada a referir.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais e específicos de avaliação.
Melhoria de classificação
Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação nas componentes de avaliação mencionadas no ponto "Cálculo da Classificação Final".
Observações
Referências Bibliográficas
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