- Promover uma atualização relativamente às tendências evolutivas do andebol e sua relevância no contexto da abordagem do andebol na Escola;
- Apresentar conceções metodológicas de ensino do Andebol ajustadas aos vários níveis de ensino (introdutório, elementar e avançado);
- Proporcionar aos formandos vivências que permitam a compreensão e utilização da metodologia e estratégias propostas.
Coordenador do curso: Luísa Estriga
Duração, Horário e Temas a abordar:
Data |
Horário |
Módulos |
02 de julho (segunda-feira) |
MANHÃ: 09:00-13:00 |
MÓDULO 1.
|
03 de julho (terça-feira) |
MANHÃ: 09:00-13:00 |
MÓDULO 2. Novas metodologias de ensino dos jogos desportivos, com ênfase no “ensinar a aprender a jogar andebol” O desenvolvimento das competências de jogo e os objetivos de aprendizagem |
04 de julho (quarta-feira) |
MANHÃ: 09:00-13:00
|
MÓDULO 3. Conceções, modelos e metodologias de ensino do Andebol no contexto escolar – nível introdutório, elementar e avançado Expressão e educação físico-motora (1º Ciclo do EB) - Jogos lúdicos e pré-desportivos |
05 de julho (quinta-feira) |
MANHÃ: |
Introdução ao andebol nas Atividades de Enriquecimento Curricular (1º Ciclo do EB) |
06 de julho (sexta-feira) |
MANHÃ: 09:00-13:30 |
O ensino do Andebol no 3º Ciclo EB – Nível introdutório e elementar - Formas simplificadas de jogo (5x5 e 6x6), exercícios critérios, avaliação MÓDULO 4. O ensino do Andebol no Secundário – Nível avançado - Do jogo 6x6 ao jogo formal, exercícios critérios, avaliação |
10 de julho |
MANHÃ: 09:00-13:30 |
Vivência das metodologias propostas através da construção de cenários de prática Sessões de micro-ensino (avaliação) |
Sigla: | EAE |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso de Formação Contínua |
Início: | 2016/2017 |