Resumo (PT):
O estágio profissional representa, simultaneamente, o ponto final de um ciclo académico exigente e o ponto de partida para a construção de uma identidade docente. Este relatório foi elaborado por um estudante-estagiário (o autor), e procura refletir o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de um ano de prática pedagógica supervisionada. As experiências relatadas tiveram lugar numa escola da área metropolitana do Porto, onde o autor assumiu progressivamente responsabilidades enquanto professor, enfrentando desafios como a gestão do espaço, a adaptação constante das tarefas e a heterogeneidade dos alunos. A prática docente foi enriquecida com a introdução de metodologias diversificadas, a utilização das tecnologias no ensino e a promoção da literacia física nos seus quatro domínios fundamentais. Foi desenvolvido um estudo de investigação-ação com uma turma do 12.º ano, centrado na promoção da coesão do grupo-turma e da literacia física numa unidade didática de voleibol. Através da implementação dos modelos de Educação Desportiva (Siedentop 2019) e de Aprendizagem Cooperativa (David Johnson e Roger Johnson 2020), foi possível envolver os alunos de forma ativa, reflexiva e colaborativa. Este relatório é, assim, o registo de uma obra em construção, feita de traços incertos e camadas de descoberta, mas onde cada pincelada contribuiu para uma visão mais clara e sólida sobre o que significa ser professor de Educação Física.
Abstract (EN):
The school placement represents both the culmination of a demanding academic journey and the starting point for the construction of a teaching identity. This report, written by a pre-service teacher (the author), reflects the personal and professional development process experienced over a year of supervised pedagogical practice. The experiences took place in a school located in the metropolitan area of Porto, where the author progressively assumed teaching responsibilities, facing challenges such as space management, constant task adaptation, and student heterogeneity. The teaching practice was enriched through the implementation of diversified methodologies, the integration of technology in lessons, and the promotion of physical literacy across its four key domains. An action-research study was conducted with a 12th-grade class, focusing on promoting group cohesion and physical literacy through a volleyball teaching unit. By applying the Sport Education Model and Cooperative Learning, it was possible to engage students in an active, reflective, and collaborative learning process. This report stands as the record of a work in progress — composed of uncertain strokes and layers of discovery — where each contribution helped shape a clearer and more grounded understanding of what it means to be a Physical Education teacher.
Language:
Portuguese