Resumo (PT):
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada numa escola cooperante, a mesma onde o autor concluiu o seu percurso como aluno do ensino secundário. Intitulado “A escola de sempre, num papel diferente: A experiência de um aluno que se tornou professor (estagiário)”, este trabalho documenta a transição simbólica de aluno para professor estagiário, num espaço escolar familiar, mas agora sentido e vivido sob uma nova perspetiva: a do ensino. A primeira parte do relatório apresenta o enquadramento pessoal e institucional, incluindo uma breve contextualização do percurso pessoal e académico do autor, da escola cooperante, do núcleo de estágio profissional e da turma residente. Na segunda parte, é desenvolvida a intervenção pedagógica, com especial foco no planeamento, na aplicação de modelos de ensino centrados no aluno, na gestão e organização da prática, na avaliação enquanto ferramenta de aprendizagem e na reflexão como instrumento de regulação e aperfeiçoamento contínuo da prática. As turmas partilhadas, que abrangeram os diferentes ciclos de ensino em diferentes contextos educativos, são destacadas como uma mais-valia pedagógica. Segue-se uma secção dedicada à participação na escola, onde se evidenciam os momentos de envolvimento na comunidade escolar para além do tempo letivo, contribuindo para um sentimento de pertença e desenvolvimento relacional e profissional. De seguida, é abordada a importância da formação contínua na construção profissional do professor, destacando a participação em eventos pedagógicos ao longo do ano letivo, bem como a lecionação de aulas a uma turma de outro ciclo de ensino, de modo a complementar a minha formação. A secção final do relatório é dedicada a um estudo de natureza qualitativa sobre a aplicação do Modelo de Aptidão Física para a Saúde na turma residente, procurando compreender o seu impacto na perceção dos alunos sobre a importância da prática de atividade física para a saúde. A concluir, é traçado um balanço reflexivo sobre o ano de estágio, confrontando as expetativas iniciais com a realidade vivida e projetando os desafios que se colocam à entrada na profissão docente. Esta experiência representou o fecho de um ciclo pessoal e académico, e simultaneamente, o início consciente de um novo no contexto educativo, agora como professor.
Abstract (EN):
This report was developed within the scope of the Professional School Placement carried out in the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in the Basic and Secondary School System, developed in a cooperating school, the same institution where the preservice teacher had previously completed secondary education. Entitled “The same school, a different role: The experience of a student who became a preservice teacher”, the document portrays the symbolic transition from student to teacher, within a familiar school setting, now experienced through a new perspective. The first part presents the personal and institutional framework, including a brief overview of the author’s academic background, the cooperating school, the Professional School Placement team, and the main assigned class. The second part explores the pedagogical intervention, with a special focus on planning, the application of student-centered teaching models, class management, assessment as a learning tool, and reflection as a means for regulating and improving teaching practice. Shared class teaching across different educational levels is highlighted as a pedagogical asset. This is followed by a section on school involvement, illustrating participation in extracurricular and school-wide activities that contributed to the preservice teacher’s sense of belonging and relational and professional development. The importance of continuous professional development is then addressed, including participation in pedagogical events throughout the school year and the teaching of a class in another educational level to further complement the training experience. The final section presents a qualitative study on the implementation of the Fitness Education Model in the main assigned class, aiming to understand its impact on students’ perceptions regarding the importance of physical activity for health. The report concludes with a reflective balance between initial expectations and the lived experience, projecting the challenges ahead in the teaching profession. This stage represents the closing of a personal and academic cycle, and at the same time, the conscious beginning of a new one in the educational context, now as a teacher.
Language:
Portuguese