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GESTÃO DE EVENTOS EM CLUBES DE FUTEBOL: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO ADEPTO

Title
GESTÃO DE EVENTOS EM CLUBES DE FUTEBOL: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO ADEPTO
Type
Thesis
Year
2025-07-14
Authors
Nuno Simão de Sousa Mendes
(Author)
FADEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Other social sciences
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Resumo (PT): No âmbito da Unidade Curricular (UC) “Estágio”, do 2º ciclo de estudos em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pretende-se estudar o comportamento do adepto e que medidas e atividades podemos adotar para melhorar a experiência do mesmo em dia de jogo. Os dirigentes desportivos cada vez mais estão conscientes que devem procurar novas fontes de receita. Os clubes diversificam em várias vertentes o seu serviço, com vista a fortalecer a sua marca a nível nacional e internacional. Se partirmos do pressuposto de que a dimensão de um clube se mede através da sua base de apoio, poderemos então dizer que isso se traduz não só em elevadas médias de assistências no seu estádio bem como no incremento de receitas provenientes da bilhética e venda de merchandising. As inúmeras alternativas de entretenimento existentes no mercado, torna esta disputa pela atenção do público bastante desafiadora. Deveremos caminhar para ir de encontro às necessidades do adepto, de forma a tornar o produto “Futebol” mais atrativo e rentável. O presente relatório contará com experiências e relatos derivados do estágio curricular que decorrerá no Vitória Sport Clube (VSC), clube da cidade de Guimarães. A área de intervenção será na Organização de Jogos e Eventos e Gestão e Manutenção de Instalações Desportivos. Esta experiência possibilitará a análise do comportamento do adepto do VSC e aquilo que são os seus interesses. Potenciar a sua experiência em dia de jogo e, consequentemente, estudar os efeitos resultantes disso (média de assistências, fluxo de entrada no recinto por hora, segurança no estádio, etc.).
Abstract (EN): Regarding the class of “Internship”, of master’s degree in Sports Management at the Faculty of Sports of the University of Porto, we pretend to study fan behaviour and what measures and activities we can adopt to improve the fan experience in match-day. Sports managers are increasingly aware that they must seek new sources of revenue. Clubs diversify their service in various aspects, with a view to strengthening their brand nationally and internationally. If we assume that the size of a club is measured through the support base, we can say that this means into high average attendances at the stadium as well as increased revenue from ticketing and merchandising sales. The countless entertainment alternatives on the market make this fight for public attention quite challenging. We must move forward to meet the needs of fans, to make the “Football” product more attractive and profitable. This report will feature experiences and reports derived from the curricular internship that will take place at Vitória Sport Clube, a club in the city of Guimarães. The area of intervention will be in the Organization of Games and Events and Management and Maintenance of Sports Facilities. This experience will make it possible to analyse the behaviour of VSC fans and what their interests are. Enhance your game day experience and study the resulting effects (average attendance, flow of people entering the venue per hour, stadium security, etc.).
Language: Portuguese
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