Resumo (PT):
Na presente dissertação será abordada a temática do desenvolvimento do talento,
particularmente os fatores influenciadores que promovem o desenvolvimento dos
atletas. A presente dissertação tem como objetivo compreender os fatores contextuais
que influenciam o desenvolvimento do talento no desporto segundo uma perspetiva
holística e integrando dois estudos independentes. Num primeiro momento, foi
explorada a perceção de jovens atletas portugueses da região norte do país (N = 722)
do sexo masculino, com idades entre os 10 e 16 anos, praticantes de cinco desportos
coletivos (andebol, basquetebol, futebol, polo-aquático e voleibol) relativamente ao
ambiente de desenvolvimento do talento, recorrendo ao questionário Talent
Development Environment Questionnaire. Este instrumento aborda dimensões como a
comunicação, rede de apoio, qualidade da preparação, perspetiva de desenvolvimento
a longo prazo e compreensão do atleta. Num segundo estudo, de natureza qualitativa
(N = 15) e suportado pelo modelo de desenvolvimento de Henriksen et al. (2010),
procurou-se conhecer a perceção de atletas, treinadores e dirigentes das modalidades
estudadas no estudo anterior, sobre os fatores que influenciavam o desenvolvimento do
talento. Neste modelo, verificou-se a influência de dois domínios: atléticos e não
atléticos, e duas dimensões: micro-ambiente e macro-ambiente, estas são as estruturas
diretas e indiretas que podem promover um bom desenvolvimento do talento. Contudo
neste estudo, o domínio não atlético, e duas dimensões, macro e micro-ambiente,
destacam-se como um dos fatores influenciadores no desenvolvimento do talento dos
atletas. As perspetivas de ambos os estudos abordados neste trabalho são
complementares, pois se por um lado se verificou que a ‘rede de apoio’ e a
‘comunicação’ eram bons indicadores, por outro lado, foi relatada a importância do apoio
parental, apoio dos treinadores bem como de outras organizações, de modo a promover
uma perceção positiva sobre as condições sustentam o bom ambiente de
desenvolvimento do talento dos atletas. Neste sentido, a compreensão do ambiente no
qual o atleta está envolvido é extremamente importante para melhorar as suas
condições de treino e competição, de forma a otimizar o seu desenvolvimento e sucesso
desportivos.
Abstract (EN):
In this dissertation, the topic of talent development will be addressed, particularly the
influencing factors that promote the development of athletes. The objective of this
dissertation is to understand the contextual factors that influence talent development in
sports from a holistic perspective, integrating two independent studies. Initially, the
perceptions of young Portuguese athletes from the northern region of the country (N =
722), all male, aged between 10 and 16 years, practicing five team sports (handball,
basketball, soccer, water polo, and volleyball) were explored regarding the talent
development environment, using the Talent Development Environment Questionnaire.
This instrument covers dimensions such as communication, support network, quality of
preparation, long-term development perspective, and athlete understanding. In a second
study, of qualitative nature (N = 15) and supported by the Henriksen et al. (2010) talent
development model, the perceptions of athletes, coaches, and sports officials from the
modalities studied in the previous study were examined, focusing on factors that
influenced talent development. In this model, two domains were identified: athletic and
non-athletic, and two dimensions: micro-environment and macro-environment, which are
the direct and indirect structures that can promote good talent development. However,
in this study, the non-athletic domain, as well as the macro and micro-environment
dimensions, stand out as key influencing factors in athlete talent development. The
perspectives of both studies discussed in this work are complementary. On the one hand,
it was found that the 'support network' and 'communication' were good indicators, while
on the other hand, the importance of parental support, coach support, as well as support
from other organizations, was reported to foster a positive perception of the conditions
that sustain a good talent development environment for athletes. Therefore,
understanding the environment in which the athlete is involved is extremely important to
improve their training and competition conditions, aiming to optimize their development
and sports success.
Language:
Portuguese