Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Contextos de desenvolvimento do talento desportivo: Uma investigação sobre o percurso de atletas de desportos coletivos
Publication

Contextos de desenvolvimento do talento desportivo: Uma investigação sobre o percurso de atletas de desportos coletivos

Title
Contextos de desenvolvimento do talento desportivo: Uma investigação sobre o percurso de atletas de desportos coletivos
Type
Thesis
Year
2024-11-07
Authors
Mariana Bettencourt de Matos e Soares Luís
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Na presente dissertação será abordada a temática do desenvolvimento do talento, particularmente os fatores influenciadores que promovem o desenvolvimento dos atletas. A presente dissertação tem como objetivo compreender os fatores contextuais que influenciam o desenvolvimento do talento no desporto segundo uma perspetiva holística e integrando dois estudos independentes. Num primeiro momento, foi explorada a perceção de jovens atletas portugueses da região norte do país (N = 722) do sexo masculino, com idades entre os 10 e 16 anos, praticantes de cinco desportos coletivos (andebol, basquetebol, futebol, polo-aquático e voleibol) relativamente ao ambiente de desenvolvimento do talento, recorrendo ao questionário Talent Development Environment Questionnaire. Este instrumento aborda dimensões como a comunicação, rede de apoio, qualidade da preparação, perspetiva de desenvolvimento a longo prazo e compreensão do atleta. Num segundo estudo, de natureza qualitativa (N = 15) e suportado pelo modelo de desenvolvimento de Henriksen et al. (2010), procurou-se conhecer a perceção de atletas, treinadores e dirigentes das modalidades estudadas no estudo anterior, sobre os fatores que influenciavam o desenvolvimento do talento. Neste modelo, verificou-se a influência de dois domínios: atléticos e não atléticos, e duas dimensões: micro-ambiente e macro-ambiente, estas são as estruturas diretas e indiretas que podem promover um bom desenvolvimento do talento. Contudo neste estudo, o domínio não atlético, e duas dimensões, macro e micro-ambiente, destacam-se como um dos fatores influenciadores no desenvolvimento do talento dos atletas. As perspetivas de ambos os estudos abordados neste trabalho são complementares, pois se por um lado se verificou que a ‘rede de apoio’ e a ‘comunicação’ eram bons indicadores, por outro lado, foi relatada a importância do apoio parental, apoio dos treinadores bem como de outras organizações, de modo a promover uma perceção positiva sobre as condições sustentam o bom ambiente de desenvolvimento do talento dos atletas. Neste sentido, a compreensão do ambiente no qual o atleta está envolvido é extremamente importante para melhorar as suas condições de treino e competição, de forma a otimizar o seu desenvolvimento e sucesso desportivos.
Abstract (EN): In this dissertation, the topic of talent development will be addressed, particularly the influencing factors that promote the development of athletes. The objective of this dissertation is to understand the contextual factors that influence talent development in sports from a holistic perspective, integrating two independent studies. Initially, the perceptions of young Portuguese athletes from the northern region of the country (N = 722), all male, aged between 10 and 16 years, practicing five team sports (handball, basketball, soccer, water polo, and volleyball) were explored regarding the talent development environment, using the Talent Development Environment Questionnaire. This instrument covers dimensions such as communication, support network, quality of preparation, long-term development perspective, and athlete understanding. In a second study, of qualitative nature (N = 15) and supported by the Henriksen et al. (2010) talent development model, the perceptions of athletes, coaches, and sports officials from the modalities studied in the previous study were examined, focusing on factors that influenced talent development. In this model, two domains were identified: athletic and non-athletic, and two dimensions: micro-environment and macro-environment, which are the direct and indirect structures that can promote good talent development. However, in this study, the non-athletic domain, as well as the macro and micro-environment dimensions, stand out as key influencing factors in athlete talent development. The perspectives of both studies discussed in this work are complementary. On the one hand, it was found that the 'support network' and 'communication' were good indicators, while on the other hand, the importance of parental support, coach support, as well as support from other organizations, was reported to foster a positive perception of the conditions that sustain a good talent development environment for athletes. Therefore, understanding the environment in which the athlete is involved is extremely important to improve their training and competition conditions, aiming to optimize their development and sports success.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Dissertação__ Mariana Luís Contextos de desenvolvimento do talento desportivo: Uma investigação sobre o percurso de atletas de desportos coletivos 924.36 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-09-07 at 06:40:11 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book