Resumo (PT):
A elaboração deste documento encontra-se inerente à unidade curricular do Estágio Profissional, presente no plano curricular do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto Universidade do Porto. Estágio Profissional estabelece-se como o contacto direto com a realidade profissional do ensino e do processo de aprendizagem dos alunos. Este documento é uma reflexão feita pelo estudante estagiário sobre o seu processo de evolução no que concerne à sua prática pedagógica supervisionada, no qual documenta as experiências vividas, dificuldades e facilidades ao longo do ano letivo 2023/2024. Assim, este registo está dividido em 5 grandes áreas de desenvolvimento onde apresento estratégias, formas e feitios de como eu percorri este ano letivo e de que modo eu tentei influenciar, e envolver os alunos não só à prática da Educação Física, mas também ao desenvolvimento da sua disciplina, atitude e pensamento crítico, dando-lhes recursos para que no fim da escolaridade obrigatória serem pessoas com caráter e educadas, com habilidade para estar preparados para a vida adulta. Por fim, como a sexta grande área, é conduzido um estudo sobre a avaliação para a aprendizagem, como um método também possível para o ensino, sendo um método ainda precário, que bem utilizado pode proporcionar mais facilidade e uma melhor qualidade de ensino, aumentando o interesse e motivação dos alunos nas aulas.
Abstract (EN):
The preparation of this document is part of the curriculum unit for the Professional Internship, included in the second-year curriculum of the Master’s in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sport, University of Porto. This school placement serves as a direct engagement with the professional reality of teaching and the students' learning process. This document is a reflection by the pre-service teacher on their development process concerning their supervised teaching practice, documenting the experiences, challenges, and successes encountered throughout the 2023/2024 academic year. Accordingly, this record is divided into five key areas of development where I present the strategies, approaches, and methods I utilized throughout this academic year and describe how I sought to influence and engage students not only in the practice of Physical Education but also in the development of their discipline, attitude, and critical thinking. I aimed to equip them with resources to become individuals of character and educated, prepared for adult life by the end of their compulsory education. Finally, as the sixth major area, a study is conducted on assessment for learning, considering it as a viable method for teaching, although still a rudimentary method, when used effectively, it can provide greater ease and improved teaching quality, enhancing students interest and motivation in class.
Language:
Portuguese