Resumo (PT):
O presente estudo teve como objetivo compreender a formação e o desenvolvimento profissional dos preparadores físicos a atuar no contexto do futebol profissional em Portugal. Especificamente, procurou-se perceber as conceções dos preparadores físicos sobre: 1) as vias de formação profissional, e as barreiras existentes neste percurso; 2) as competências atuais exigidas a estes profissionais para o desempenho da sua função; 3) as perspetivas sobre as metodologias de treino adotadas; e 4) a importância da ciência de dados no contexto do futebol profissional. Para tal, adotou-se um desenho metodológico qualitativo, de cariz interpretativo, o qual abrangeu a participação de sete preparadores físicos de clubes profissionais de futebol. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas e a análise dos dados seguiu os procedimentos de Análise Temática. Os resultados revelaram que a formação de cariz formal (i.e., universitária), embora essencial para a base científica da profissão, apresenta limitações, destacando a importância da formação não formal e informal enquanto elemento determinante para o desempenho da função de preparador físico. Os resultados salientaram, também, a importância das hard skills e soft skills para a integração destes profissionais na estrutura organizacional dos clubes. O presente estudo mostrou, ainda, que as metodologias de treino adotadas por estes profissionais vão ao encontro da evidência científica existente. Contudo, destacou-se a escassez de recursos, a falta de autonomia nas decisões e a sobrecarga de dados gerada pelas novas tecnologias enquanto desafios frequentes dos preparadores físicos, limitando a aplicação das suas práticas. O presente estudo oferece uma perspetiva significativa sobre a formação e desenvolvimento profissional dos preparadores físicos que atuam no futebol profissional em Portugal, contribuindo para a valorização desta profissão e destacando a necessidade do desenvolvimento de programas de formação específica no contexto desportivo português.
Abstract (EN):
The present study aimed to understand the training and professional development of physical trainers working in the context of professional football in Portugal. Specifically, it sought to explore the physical trainers' perspectives on: (1) professional training pathways and the existing barriers within this journey; (2) the current skills required of these professionals to perform their roles; (3) perspectives on the training methodologies adopted; and (4) the importance of data science in the professional football context. To this end, a qualitative, interpretative methodological design was adopted, involving the participation of seven physical trainers from professional football clubs. Data was collected through semi-structured interviews, and data analysis followed the procedures of Thematic Analysis. The results revealed that formal training (i.e., university education), although essential for the scientific foundation of the profession, has limitations, highlighting the importance of non-formal and informal training as a determining element for the performance of the physical trainer role. The findings also emphasized the importance of both hard and soft skills for integrating these professionals into the organizational structure of clubs. Additionally, the study showed that the training methodologies adopted by these professionals align with existing scientific evidence. However, the trainers frequently face challenges such as resource scarcity, lack of decision-making autonomy, and the data overload generated by new technologies, which limits the application of their practices. This study provides a significant perspective on the training and professional development of physical trainers in Portuguese professional football, contributing to the appreciation of this profession and highlighting the need for the development of specific training programs within the Portuguese sports context.
Language:
Portuguese